Ciências da Religião


O Curso de Ciências da Religião com Licenciatura em Ensino Religioso no Centro Universitário Municipal de São José – Santa Catarina vem se consolidando a cada ano e obtido reconhecimento da comunidade e dos órgãos reguladores. O curso também vem dando importantes passos na construção de uma educação emancipadora, com respeito à diversidade religiosa e cultural do seu povo, bem como a formação de educadores qualificados e comprometidos com a transformação da sociedade.

O curso de Ciências da Religião conta com um corpo docente qualificado. Sãomestres e doutores em diferentes campos das Ciências Humanas e Sociais. Nossos professores(as) e acadêmicos(as) desenvolvem e participam de trabalhos em diferentes projetos de pesquisa e extensão. Os resultados destes trabalhos são apresentados em Seminários e Congressos pelo Estado e o país.

As viagens de estudos promovidos pelos professores(as) do Curso de Ciênciasda Religião com seus alunos(as) também têm sido outro diferencial na qualidade do ensino. O contato dos acadêmicos(as) com a realidade social e cultural vem se traduzido em uma importante marca no aperfeiçoamento dos trabalhos acadêmicos.

O curso de Licenciatura em Ciências da Religião tem a finalidade de formardocentes para atuarem na área do Ensino Religioso, bem como formar profissionais qualificados para atuarem na pesquisa e na produção científica, com uma abordagem crítica, no contexto de uma sociedade multicultural e inter-religiosa. Aborda os estudos das práticas religiosas dos povos ao longo da humanidade por um conjunto de disciplinas das Ciências Humanas, tendo como foco principal o campo religioso, com vistas a habilitar o acadêmico para trabalhar pedagogicamente as questões do fenômeno religioso. É na perspectiva da formação plena do cidadão, no contexto da diversidade religiosa, na qual todas as crenças e expressões religiosas devem ser compreendidas e respeitadas, que o “ensino religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas em ensino fundamental, assegurando o respeito à diversidade cultural religiosa no Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo” grifos nossos) ( Art. 33 LDBEn nº 9394/1996, alterado pela Lei nº 9.475/1997) Em Santa Catarina, a Lei Complementar nº 170/1998, que dispõe sobre o Sistema Estadual e Educação, no capítulo IV,Art.37, reforça a legislação nacional ao definir que: O ensino religioso, de matricula facultativa, constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental. Parágrafo 1º: Na oferta do ensino religioso é assegurado o respeito à diversidade cultural brasileira e da comunidade atendida, vedadas quaisquer forma de proselitismo (grifos nossos).

Diante disso, a religião é um tema fascinante, que o acompanha o ser humano por toda sua história e sua existência. Ela pode representar o caminho para entendermos o indivíduo e pensarmos a sociedade. A religião pode ser também o espaço agregador de valores, de crenças, ritos, simbolismos, sentimentos, paixões, imaginários ou ainda de conflitos, de intolerância, de dominação, ou ainda de autoritarismo e poder.

Perfil


O Curso de Licenciatura em Ciências da Religião tem a finalidade de formar docentes qualificados para atuarem no ensino religioso entendido como componente curricular, bem como, formar profissionais qualificados para atuarem na pesquisa e na produção científica no campo religioso. Visa ainda, propiciar estudos do campo religioso, numa perspectiva científica, com uma abordagem crítica, dialógica, criativa e respeitosa. Abordar os estudos das práticas religiosas dos povos ao longo da história da humanidade por um conjunto de disciplinas das Ciências Humanas e Sociais, tendo como foco principal o campo religioso com vistas a habilitar o acadêmico para trabalhar pedagogicamente as questões religiosas.

Atuação


O egresso do curso de Ciências da Religião está habilitado para atuar na educação básica e nos espaços educacionais onde a temática da religião e/ou Ensino Religioso se faz presente para assessorar grupos religiosos de caráter inter-religioso; em projetos e movimentos sociais, visando à leitura e à interação crítica do fenômeno religioso na pluralidade cultural.

Duração


Duração – 8 semestres

Reconhecimento


Parecer 171/CEE/SC

Resolução 050/CEE/SC de 14.09.2010