Extensão


Apresentação

O Centro Universitário Municipal de São José concebe a extensão universitária como uma importante prática acadêmica no processo de desenvolvimento educativo, cultural e científico, que promove o envolvimento da universidade com a sociedade, de modo a produzir e socializar o conhecimento.

A extensão universitária credencia-se como espaço privilegiado para o desenvolvimento de ações que possibilitem novos meios e processos de produção do conhecimento, favorecendo a ampliação do acesso ao saber e o desenvolvimento social do município.

A Assessoria de Cultura e Extensão é o órgão executivo central do USJ responsável por formular políticas, gerenciar e avaliar as atividades de extensão universitária, bem como oferecer espaços abertos e plurais de manifestação cultural. O principal objetivo das ações de Cultura e Extensão é estender à sociedade as atividades do USJ, de forma articulada com a prática do ensino e da pesquisa, num processo dialético entre teoria e prática.

Contato: assessoria.ext@usj.edu.br

Políticas de extensão

As políticas de Cultura e Extensão do USJ visam colaborar com o processo de ensino-aprendizagem dos alunos e sua relação e compromisso social com a comunidade, e têm por objetivos:

  • Promover a interação universidade/comunidade.
  • Incentivar projetos interdisciplinares tendo em vista a produção e a socialização do conhecimento, incentivando alunos e professores na articulação com a comunidade.
  • Articular ações em conjunto com o Ensino e a Pesquisa de natureza educativa, artística, cultural, científica ou técnica tendo em vista o atendimento das exigências teóricas e práticas da atualidade.
  • Propor ações de extensão extracurriculares com vista a abrir um leque de oportunidades ao corpo discente, docente e comunidade em geral, de forma a aprofundar conhecimentos ou executar atividades em favor da  educação, qualidade de vida e cidadania.
  • Promover ações de extensão articuladas com pesquisa e com o setor público e privado, tendo em vista o desenvolvimento regional, a preservação ambiental e cultural.
  • Oportunizar aos professores e alunos a elaboração e execução de projetos-ações inovadores, que respondam às necessidades de mercado e às demandas socioculturais da atualidade.

Responsável técnico

Em construção.