Ações de extensão


De acordo com o Regimento das Atividades de Cultura e Extensão do USJ (Regimento aprovado pela Resolução CONSUNI 013/2007), as ações de Cultura e Extensão podem compreender diferentes modalidades, a saber: Programa, Projeto, Curso, Evento, Prestação de Serviço e Publicação.

 I – PROGRAMA: atividades permanentes ou de prazo indeterminado que agreguem outras ações de extensão, como cursos, projetos, eventos e prestação de serviços, com estrutura fixa, ligada a núcleos de extensão e pesquisa, devidamente criados e aprovados pelos colegiados dos cursos. Os programas são ações extensionistas de natureza educativa, artística, cultural, científica ou técnica.

II – PROJETO: ação sistematizada, com prazo determinado e recursos restritos, vinculados a programas de extensão, núcleos de pesquisa e extensão, cursos de graduação e de pós-graduação, educação a distância e grupos de pesquisa, podendo ser renovados anualmente.

III – CURSO: ação pedagógica extracurricular planejada e sistematizada, de caráter teórico e/ou prático, nas modalidades presencial e/ou a distância, com avaliação própria, frequência mínima discente de 75% e cargas horárias que devem variar de acordo com o tipo de curso oferecido (Curso de Complementação de Estudos, Curso de Qualificação e Formação Continuada, Curso de Capacitação Profissional).

IV – EVENTO: acontecimentos de curta duração, de cunho extensionista, pedagógico, artístico e/ou científico, em qualquer campo do conhecimento científico, implicando na apresentação pública de pesquisas e trabalhos, na forma de seminários, palestras, congressos, oficinas, debates, colóquios, concertos, conferências, feiras, competições esportivas, desde que  favorecendo a integração entre ensino, pesquisa e extensão.

V – PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS: serviços oferecidos por integrantes da comunidade acadêmica (servidor, professor ou aluno), na forma de assessoria, consultoria, cooperação interinstitucional, através de contrato formalizado entre a Fundação Educacional de São José – FUNDESJ, entidade mantenedora do USJ, e o tomador de serviço, pessoas físicas ou jurídicas da comunidade.

VI – PUBLICAÇÃO: organização de material pedagógico, científico e/ou artístico, nas formas impressa, audiovisual e/ou digital, desde que justificada a relevância para a instituição e as contribuições para a constituição de saberes.