Prodocência


Oficinas de Inovação Pedagógica com Jogos e Educomunicação na Escola

Projeto aprovado pelo Edital CAPES 019/2013, período de execução de 24 meses (13/06/2014 à 30/06/2016). Este projeto surgiu de uma parceria do Prodocência (Programa de Consolidação das Licenciaturas), CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), SME, FUNDESJ e USJ.

Aprovado pelo edital 019/2013, possui um período de execução de vinte e quatro meses, tendo iniciado em 13/06/2016, o Prodocência propõe-se ao estudo e desenvolvimento de novas formas de organização curricular e a criação de metodologias.

Criar algo novo é uma característica essencial para a construção do conhecimento, nesse sentido, há sem dúvida, uma melhoria das práticas no âmbito educacional. Dentro das práticas pedagógicas inovadoras optou-se por trabalhar com jogos e educomunicação. Dentre eles estão os jogos cooperativos, jogos cognitivos, jogos pedagógicos, oficina de animação, oficina de audiovisual, oficina de redes sociais e oficina de web-rádio.

Os objetivos do projeto são: possibilitar experiências pedagógicas diferenciadas no âmbito da escola (principalmente aos futuros docentes e envolvê-los desde a concepção de um projeto até a execução do mesmo); promover cursos de formação continuada (aos futuros docentes, ao professor de educação básica e aos docentes do USJ); planejar em conjunto, universidade, rede de ensino e secretaria de educação, atividades e estratégias pedagógicas com Jogos e a Educomunicação; publicar as experiências vivenciadas em E-book e eventos científicos.

As etapas do projeto são: Estruturação das equipes; Planejamento das oficinas; Aplicação das oficinas.

Acesse nosso site AQUI!