Perguntas frequentes


1) O que é Aproveitamento de Disciplinas/Estudos de graduação e como faço para solicitar?

Aproveitamento de estudos/disciplinas é o resultado da análise de equivalência entre disciplinas cursadas entre cursos ou currículos da USJ ou entre a USJ e outras Instituições de Ensino Superior. Este processo objetiva o aproveitamento e validação das disciplinas já cursadas, com as do curso atual. Para ser considerada equivalente, a disciplina a ser validada precisa corresponder em pelo menos 75% do conteúdo e ter carga horária igual ou superior àquela que se quer validar. O aproveitamento de disciplinas é solicitado no Setor de Protocolo.

2) Já conclui todas as disciplinas da minha grade curricular. O que devo fazer para ter meu diploma?

Após a conclusão de todas as atividades que compõe a grade curricular do curso e a realização do ENADE, o aluno deve participar da Outorga de Grau que é o ato oficial de caráter obrigatório, público e solene, no qual é conferido grau ao aluno de determinado curso de graduação. Para a colação de grau, o aluno não poderá ter nenhuma pendência de documentos na Universidade. Para que o aluno participe da formatura coletiva ou individual, é necessário formalizar o pedido de Colação de Grau na Secretaria Acadêmica, no período estabelecido pela instituição conforme Calendário Acadêmico.

3) É necessário solicitar a emissão do meu Diploma?

A primeira via do diploma não precisa ser solicitada. O processo de confecção inicia automaticamente após a colação de grau.

4) Existe diferença entre um curso Técnico e Tecnólogo?

Sim. O Curso Técnico é um curso profissionalizante e não corresponde a uma graduação. Já os Cursos Tecnólogos são cursos de graduação que proporcionam ao aluno a formação necessária para exercer funções bastante específicas no mercado de trabalho, abrangendo áreas que muitas vezes não são atendidas em outras graduações. Os cursos tecnólogos diferem do bacharelado e da licenciatura pela carga horária total do curso: a média de duração dos Tecnólogos é de dois anos.

5) O que é o ENADE?

O ENADE é um componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e a regularidade do estudante, junto ao Inep – ENADE é condição prévia para a conclusão do curso de graduação, colação de grau, expedição e respectivo registro do diploma. O Enade tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação. Verificar o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

6) Como faço para solicitar documentos como Atestado de Matrícula, Histórico Escolar, Planos de Ensino, entre outros?

Os documentos podem ser solicitados de duas formas:

  • Pelo Portal do Aluno – Sistema Acadêmico.
  • Através de Requerimento na secretaria Acadêmica.

7) Quais são as formas de ingresso nos cursos de graduação para alunos que concluíram o Ensino Médio?

Para ingressar no Centro Universitário Municipal de São José nos cursos de graduação é necessário fazer o Vestibular. Em cumprimento a Lei Municipal 4.310, de 6 de junho de 2005, o candidato que optar pela cota dos 70% (setenta por cento) das vagas é necessário ter cursado a 1ª série (2º ano) a 2ª série (3º ano), 3ª série (4ºano), 4ª série (5º ano), 5ª série (6º ano) e 6ªsérie (7º ano), 7ª série (8ºano) e 8ª série (9ºano) do Ensino Fundamental, 1ª, 2ª e 3ªsérie do Ensino Médio em Escola Pública (Municipal, Estadual ou Federal) do Município de São José / SC.

8) Como é realizada a matrícula e a renovação semestral de matrícula nos cursos de graduação?

No semestre de Ingresso, a matrícula é feita presencialmente com a entrega dos documentos obrigatórios conforme Edital de classificação do Vestibular. Para os alunos veteranos a matrícula é feita semestralmente através do Sistema Acadêmico em Rematrícula Online na data estabelecida conforme calendário acadêmico.

9) Como é realizado o Ajuste de matricula?

O ajuste de matrícula deverá ser solicitado presencialmente na secretaria acadêmica no prazo estipulado no calendário Acadêmico.

10) Como faço para trancar minha matrícula?

O trancamento de matrícula é o pedido realizado pelo aluno que deseja suspender seus estudos. Esta solicitação deve ser feita dentro dos períodos disponibilizados em Calendário Acadêmico e o aluno poderá permanecer com a matrícula trancada no prazo máximo de 2 anos (4 semestres), podendo ser consecutivos ou alternados. O aluno deverá solicitar seu trancamento todo o semestre letivo. O pedido de trancamento de curso só pode ser feito por alunos veteranos na Secretaria Acadêmica. Lembrando que o aluno que não efetuar a matrícula ou trancamento semestralmente este ficará como abandono de curso, sendo desligado da instituição.

11) Como solicito a Desistência de Curso/Vaga?

A desistência de curso/vaga é a desvinculação total do aluno com o curso e a Universidade, solicitada pelo aluno ou seu representante legal.