Políticas de ações afirmativas (sistemas de cotas)


Os discentes ingressam na instituição através do vestibular. Das vagas semestrais, 70% são destinadas aos egressos da rede de ensino de escolas públicas que funcionam no município de São José e os 30% restantes aos demais egressos de outros municípios.

Esta forma de ingresso está normatizada pela Lei ordinária 4310/2005, de 20/05/2005, que dispões sobre a reserva de vagas no USJ para alunos egresso de rede pública de ensino de São José-SC. Conforme Art. 2º:

A exigência para concorrer às vagas reservadas aos alunos oriundos do ensino público localizado no Município de São José será gradativa. No primeiro ano de vigência desta lei serão considerados alunos oriundos do ensino público aqueles que tenham cursado o último ano do ensino médio em escola pública localizada em São José; no segundo ano de aplicação desta Lei serão considerados oriundo da rede de ensino público os estudantes que tenham cursado o terceiro e o segundo ano do ensino médio em escola pública e, assim, sucessivamente até a exigência máxima do estudante ter cursado o ensino fundamental e médio, nas escolas públicas localizadas no Município de São José- SC.