USJ PROMOVE O WORKSHOP “START LOCAL GO GLOBAL”
30 de julho de 2019
USJ promove um super evento sobre Discriminação Étnico-Racial
20 de agosto de 2019

1ª EDIÇÃO DA PRÉ-INCUBADORA COCREATION LAB SÃO JOSÉ

No último sábado (10/08), foi realizada a abertura da 1ª Edição do Cocreation Lab São José. O evento aconteceu no Museu Histórico da cidade, contando com as ilustres presenças do Reitor do Centro Universitário Municipal de São José (USJ), Prof. Renato Brittes; do Secretário Municipal de Desenvolvimento  Econômico eInovação, Sr. Waldemar Bornhausen Neto; e do Coordenador do Cocreation Lab, Prof. Dr. Luiz Salomão Ribas Gomez. Na oportunidade, o Reitor do USJ destacou em sua fala que o ensino no Centro Universitário Municipal de São José (USJ) vem se transformando para acompanhar as tendências da globalização e do universo da inovação. Destacou, ainda, que este é mais um projeto que ilustra a adoção de metodologias ativas, dinâmicas que fazem do aluno o principal protagonista de seu aprendizado.

A pré-incubadora Cocreation Lab São José faz parte de uma iniciativa da Prefeitura Municipal de São José, cujo objetivo é desenvolver o ecossistema de inovação no município. Este laboratório conta com um espaço de trabalho colaborativo, a fim de desenvolver ideias inovadoras, utilizando-se da metodologia TXM Business.

No Edital para essa 1ª Edição do laboratório, foram recebidas 33 inscrições de ideais inovadoras, de modo que 13 equipes foram selecionadas para fazer parte da 1ª turma.  Dentre os 13 projetos selecionados, 5 foram  submetidos por alunos dos cursos de Administração e de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) do USJ, os quais também participam de projetos de extensão promovidos pelo centro universitário.

Nos próximos 5 meses, os projetos escolhidos passarão por um processo de pré-incubação, fase em que terão à disposição um serviço de mentoria prestado por 4 Professores do USJ especialmente selecionados e preparados para essa assistência, além de outras atividades e participação em cursos. Os participantes receberão todo o suporte necessário para que as suas ideias se transformem em empreendimentos potencialmente sustentáveis.

O Cocreation Lab São José conta com o apoio e parceria do USJ, que além de disponibilizar os professores para serem mentores dos projetos pré-incubados, continuará incentivando sempre os seus alunos a participarem das próximas edições do laboratório com a finalidade de fomentar o empreendedorismo para que o município se desenvolva de forma sustentável e criativa.