Apresentação

Curso Pós-Graduação Lato Sensu


Regimento Geral do Curso de Pós-Graduação

De acordo com Regimento geral, § 2º, Art. 49, compete à Assessoria de Pesquisa e Pós-graduação, planejar, executar e controlar as atividades relativas à pesquisa e pós-graduação do Centro Universitário.

.

Contato: 


Políticas de Pós-Graduação

A Pós-Graduação Lato Sensu abrange duas categorias de cursos: Aperfeiçoamento e Especialização.
Os cursos de aperfeiçoamento e de especialização terão a denominação do curso de graduação ou da área de concentração conforme a classificação das áreas de conhecimento da CAPES e do CNPq.

Os Cursos de Especialização terão carga horária mínima de 360 (trezentos e sessenta) horas-aula.

Os Cursos de Aperfeiçoamento terão carga horária definida de acordo com a área de conhecimento e proposta formal das coordenações de curso.

São objetivos dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu:

I - Qualificar profissionais para uma melhor inserção e atuação no mercado de trabalho;

II - Possibilitar a capacitação técnica, científica ou cultural em novas áreas do conhecimento.

Os Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu poderão ser realizados na modalidade regular presencial e semi-presencial.

(USJ. Política de Pós-Graduação)


Assessoria de Pesquisa e Pós-Graduação

O Centro Universitário Municipal de São José pertence a uma das três categorias de instituições de ensino superior no Brasil (faculdade, centro universitário e universidade). São centros universitários as instituições de ensino superior pluricurriculares, abrangendo uma ou mais áreas do conhecimento, que se caracterizam pela excelência do ensino oferecido, comprovada pela qualificação do seu corpo docente e pelas condições de trabalho acadêmico oferecido à comunidade escolar, nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério da Educação para o seu credenciamento.

Os centros universitários devem ter condições econômicas, financeiras e estruturais de manutenção de atividades de ensino de graduação com nível de razoabilidade profissional e técnica, de integração institucional com empresas públicas e privadas, conselhos, sindicatos e outras entidades organizadas em função de mercados de trabalho e de promoção do exercício profissional, bem como de programas de acompanhamento e de promoção de educação continuada para egressos e para atendimento a demandas sociais de formação, especialização, adaptação e atualização profissional. Deve ter uma oferta regular de cursos de graduação e pós-graduação em diferentes áreas de conhecimento, com estruturação pluridisciplinar, integrada através de mecanismos apropriados de gestão acadêmica, concebidos e mantidos em estreita articulação com entidades organizadas em torno de empregos, carreiras e profissões técnicas ou intelectuais, bem como de representação e associação de profissionais liberais autônomos. Deve possuir corpo docente titulado e pesquisador com pelo menos um terço de professores com titulação acadêmica de mestrado ou doutorado. São estendidas aos centros universitários credenciados pelo Ministério da Educação, autonomia para criar, organizar e extinguir, em sua sede, cursos e programas de educação superior, previstos na Lei nº 9.394, de 1996. Os centros universitários poderão usufruir de outras atribuições da autonomia universitária, devidamente definidas no ato de seu credenciamento, nos termos do § 2º do art. 54, da Lei nº 9.394, de 1996. O Centro Universitário Municipal de São José – USJ atende a comunidade Josefense e região por meio do ensino, pesquisa e extensão. Oferece quatro cursos de graduação – Administração, Ciências Contábeis, Ciências da Religião e Pedagogia. Tem autonomia para oferecer, também, cursos de pós-graduação. A pós-graduação visa à produção do conhecimento e aprofundamento específico na área de atuação e pesquisa do aluno pós-graduando, mantendo a qualidade de ensino dos cursos do USJ.

(USJ. São José
Março/2018)