Mesa Redonda de Pedagogia – A Relação Estagiário (a) e o (a) Professor (a) de Sala de Aula
27 de agosto de 2018
Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia
10 de setembro de 2018

Aluna e Professora do USJ tem artigo publicado no III Congresso de Contabilidade da UFRGS

A aluna de Ciências Contábeis do Centro Universitário Municipal de São José (USJ) Karine Schmidt juntamente com sua orientadora Taís Baumgarten Carvalho tiveram o artigo intitulado “A Contabilidade e a sua Relação com a Responsabilidade Social Empresarial: Um Estudo de Caso no Grupo Nexxera” publicado no III Congresso de Contabilidade da UFRGS ocorrido nos dia 30 e 31 de Agosto de 2018 em parceria com o programa de Graduação e Doutorado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A pesquisa teve por objetivo analisar a contribuição da contabilidade na evidenciação da Responsabilidade Social da empresa Nexxera, localizada em Florianópolis – SC. O interesse pelo tema surgiu pelo fato da Responsabilidade Social estar sendo amplamente discutida pela sociedade e consequentemente, pelo meio empresarial. Assim, muitas empresas têm adotado posturas e atitudes que evidenciam essa conscientização, diminuindo o impacto ambiental de suas operações e melhorando o bem-estar social. Em consonância com esse movimento, a Ciência Contábil, por sua vez, tem papel importante na divulgação dessas atitudes, pois ao elaborar demonstrações como o Balanço Social e a Demonstração do Valor Adicionado (DVA), coloca em evidência o quanto e como as organizações investem em ações em prol da sociedade e do meio ambiente. Dessa forma, ao fazer a leitura das demonstrações da empresa, conseguiu-se ter um panorama das ações e da política adotada pela Nexxera perante a sustentabilidade.

Link: https://www.ufrgs.br/congressocont/index.php/IIIContUFRGS/IIIContUFRGS/paper/view/117/76