3º Seminário de Práticas de Ensino e a Interlocução com o Programa Residência Pedagógica (RP), PIBID e Estágio Curricular.
13 de novembro de 2019
Encerramento 3º Seminário de Práticas de Ensino e a Interlocução com o Programa Residência Pedagógica (RP), PIBID e Estágio Curricular
22 de novembro de 2019

Alunos do 5º ano do Colégio Maria Luíza de Melo (Melão) apresentaram jogos didáticos

Hoje, dia 13 de novembro, presenciamos uma apresentação emocionante no Auditório do USJ: os alunos do 5º ano do Colégio Maria Luíza de Melo (Melão) apresentaram os jogos didáticos que elaboraram como resultado do Projeto de Extensão do USJ, coordenado pelo professor Jaime Miranda Junior e sua equipe de monitores formada por acadêmicos do Curso de ADS.  Esse projeto de extensão trata da utilização e do desenvolvimento de games como instrumentos de potencialização do raciocínio lógico dos estudantes do 5º ano no ensino fundamental.

Após a apresentação dos games criados e expostos pelos alunos do 5º ano, ficou evidente que essa prática favorece o processo de ensino e de aprendizagem dos diversos conteúdos do ensino fundamental, caracterizando-se como um excelente exemplo de metodologia ativa que pode ser utilizada nas escolas da rede municipal.

Neste evento, mais uma vez contamos com a presença da diretora e de diversos professores do Colégio Melão, cujo apoio foi imprescindível para o sucesso deste projeto do USJ.

Este foi certamente mais um exemplo do estreitamento e do fortalecimento das relações entre o USJ e a Secretaria Municipal de Educação, por meio das escolas da rede municipal.

O resultado desta iniciativa pode ser assim resumido: as crianças demonstraram um potencial acima do esperado, com ideias criativas e muito inspiradoras, revelando um aprendizado de diferentes conteúdos por intermédio dos jogos e da brincadeira levada a sério! Várias, inclusive, expressaram a alegria por terem participado dessa rica experiência, e agradeceram aos professores (do USJ e do Melão) e aos alunos do USJ envolvidos no Projeto.

Esse projeto de extensão ficará marcado favoravelmente na história do USJ, com certeza!