Assessoria de Cultura e Extensão


    Apresentação

    O Centro Universitário Municipal de São José concebe a extensão universitária como uma importante prática acadêmica no processo de desenvolvimento educativo, cultural e científico, que promove o envolvimento da universidade com a sociedade, de modo a produzir e socializar o conhecimento.

    A extensão universitária credencia-se como espaço privilegiado para o desenvolvimento de ações que possibilitem novos meios e processos de produção do conhecimento, favorecendo a ampliação do acesso ao saber e o desenvolvimento social do município.

    A Assessoria de Cultura e Extensão é o órgão executivo central do USJ responsável por formular políticas, gerenciar e avaliar as atividades de extensão universitária, bem como oferecer espaços abertos e plurais de manifestação cultural. O principal objetivo das ações de Cultura e Extensão é estender à sociedade as atividades do USJ, de forma articulada com a prática do ensino e da pesquisa, num processo dialético entre teoria e prática.

    A Assessoria de Cultura e Extensão encontra-se sob responsabilidade da professora Carolina Ribeiro Cardoso da Silva, docente do Curso de Pedagogia, e do professor Felipe Gustavo Buttelli Koch, docente do Curso de Ciências da Religião. Contato: extensao.usj@gmail.com

    Políticas de extensão

    As políticas de Cultura e Extensão do USJ visam colaborar com o processo de ensino-aprendizagem dos alunos e sua relação e compromisso social com a comunidade, e têm por objetivos:

    • Promover a interação universidade/comunidade.
    • Incentivar projetos interdisciplinares tendo em vista a produção e a socialização do conhecimento, incentivando alunos e professores na articulação com a comunidade.
    • Articular ações em conjunto com o Ensino e a Pesquisa de natureza educativa, artística, cultural, científica ou técnica tendo em vista o atendimento das exigências teóricas e práticas da atualidade.
    • Propor ações de extensão extracurriculares com vista a abrir um leque de oportunidades ao corpo discente, docente e comunidade em geral, de forma a aprofundar conhecimentos ou executar atividades em favor da  educação, qualidade de vida e cidadania.
    • Promover ações de extensão articuladas com pesquisa e com o setor público e privado, tendo em vista o desenvolvimento regional, a preservação ambiental e cultural.
    • Oportunizar aos professores e alunos a elaboração e execução de projetos-ações inovadores, que respondam às necessidades de mercado e às demandas socioculturais da atualidade.

     De acordo com o Regimento das Atividades de Cultura e Extensão do USJ (Regimento aprovado pela Resolução CONSUNI 013/2007), as ações de Cultura e Extensão podem compreender diferentes modalidades, a saber: Programa, Projeto, Curso, Evento, Prestação de Serviço e Publicação.

     I – PROGRAMA: atividades permanentes ou de prazo indeterminado que agreguem outras ações de extensão, como cursos, projetos, eventos e prestação de serviços, com estrutura fixa, ligada a núcleos de extensão e pesquisa, devidamente criados e aprovados pelos colegiados dos cursos. Os programas são ações extensionistas de natureza educativa, artística, cultural, científica ou técnica.

    II – PROJETO: ação sistematizada, com prazo determinado e recursos restritos, vinculados a programas de extensão, núcleos de pesquisa e extensão, cursos de graduação e de pós-graduação, educação a distância e grupos de pesquisa, podendo ser renovados anualmente.

    III – CURSO: ação pedagógica extracurricular planejada e sistematizada, de caráter teórico e/ou prático, nas modalidades presencial e/ou a distância, com avaliação própria, frequência mínima discente de 75% e cargas horárias que devem variar de acordo com o tipo de curso oferecido (Curso de Complementação de Estudos, Curso de Qualificação e Formação Continuada, Curso de Capacitação Profissional).

    IV – EVENTO: acontecimentos de curta duração, de cunho extensionista, pedagógico, artístico e/ou científico, em qualquer campo do conhecimento científico, implicando na apresentação pública de pesquisas e trabalhos, na forma de seminários, palestras, congressos, oficinas, debates, colóquios, concertos, conferências, feiras, competições esportivas, desde que  favorecendo a integração entre ensino, pesquisa e extensão.

    V – PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS: serviços oferecidos por integrantes da comunidade acadêmica (servidor, professor ou aluno), na forma de assessoria, consultoria, cooperação interinstitucional, através de contrato formalizado entre a Fundação Educacional de São José – FUNDESJ, entidade mantenedora do USJ, e o tomador de serviço, pessoas físicas ou jurídicas da comunidade.

    VI – PUBLICAÇÃO: organização de material pedagógico, científico e/ou artístico, nas formas impressa, audiovisual e/ou digital, desde que justificada a relevância para a instituição e as contribuições para a constituição de saberes.