RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A HISTÓRIA DO USJ É APRESENTADO NO CIGU – 2019
29 de novembro de 2019

HOMENAGEM DA EMPRESA LIDERANÇA ADMINISTRADORA DE CONDOMÍNIOS DE SÃO JOSÉ/SC AO REITOR DO USJ

Nos dias de hoje, a palavra liderança carrega um significado muito forte, porque LIDERAR é uma arte, é COMANDAR com sabedoria, profissionalismo e responsabilidade. O sucesso de uma empresa depende do processo de liderança, e é isso que vai contribuir para o alcance da qualidade e eficiência dos serviços prestados. Para tal, em primeiro lugar deve-se conquistar seus liderados. Assim, naturalmente cada colaborador segue seu trajeto.

Desde o ano de 2018, o Professor Renato Brittes está como Reitor do Centro Universitário Municipal de São José – USJ, uma instituição que, há 14 anos, vem garantindo à comunidade josefense a oportunidade de fazer um curso de nível superior público, gratuito e de qualidade. Tudo isso se torna possível porque temos uma prefeita, Sra. Adeliana Dal Pont, que acredita nos nossos professores e alunos.

Por isso, e por toda a atuação frente ao USJ, o nosso magnífico Reitor foi homenageado ontem, dia 02 de dezembro, pela empresa Liderança.

A empresa Liderança é uma administradora de condomínios localizada em São José, que possui 50 empregados, sendo que metade desses são egressos do USJ.  Por isso, parte do discurso de agradecimento do nosso Reitor deveu-se à constatação de que “ao longo de nosso trabalho,  nossos ingressos e egressos vêm exercendo o seu protagonismo junto à comunidade empresarial com zelo e responsabilidade para melhorar a vida das pessoas. Agradeço à empresa Liderança pelo estímulo, confiança no USJ e pela sua capacidade de Inovação, dando oportunidade aos nossos alunos egressos. Nossa universidade não se utiliza de modelos. Não há ações que se copiam, mas sim, novos princípios que viemos adotando.”

Segundo o Reitor, em seu discurso de agradecimento nesse evento, “em uma pesquisa recentemente realizada pelo USJ com os seus alunos em 2019, concluímos que, dos egressos entrevistados, 82% estão trabalhando na área de formação; 61% trabalham em empresas privadas, na área de prestação de serviços, por meio de seleção do curriculum; 21% em órgãos públicos, por meio de concurso; e 53% recebem acima de quatro salários mínimos. Estes dados representam, anualmente, um giro na economia local de aproximadamente R$ 30.466.944,00. Residindo ainda em São José, estes egressos do USJ fomentam a economia local, favorecendo o desenvolvimento sustentável do nosso município.”

Isso demonstra que São José está no caminho certo, disseminando discursos pautados na ideia de que a EDUCAÇÃO DE NÍVEL SUPERIOR é privilégio de poucos.

O USJ tem acompanhado as mudanças no cenário da educação e do mercado para podermos antecipar boas estratégias, de modo que haja um alinhamento entre os projetos de pesquisa e de extensão com as tendências de mercado e das tecnologias a fim de atender a demandas da comunidade local. Segundo o Reitor, “muito me orgulho de estar à frente dessa universidade que, com proatividade, vem contribuindo na formação profissional e humana de muitos egressos que ocupam hoje cargos de diversos níveis em empresas da região. Deles, muito nos orgulhamos, pois sabemos que estão fazendo o seu melhor.”

O que mais nos utilizamos hoje junto aos professores e alunos do USJ é o estímulo do reconhecimento da capacidade que temos de mudar a educação para transformar o mundo.  Sempre é um desafio mas, sobretudo, é a esperança que continuará a nos mover!