No dia 21 de maio (segunda-feira) aconteceu a Mesa Redonda de Ciências Contábeis, cujo tema foi “O saber contábil e suas aplicações nos aspectos econômicos e éticos da sociedade”.
O Reitor Professor Renato Brittes iniciou o evento, exemplificando o que é Ética e Moral e a importância do tema para a universidade. Foi dada então a palavra para os professores Leonardo Gesser, Paulo Bastos e Isair Sell.
No primeiro bloco debateu-se sobre o mercado contábil. Com a globalização e tecnologia em constante mudança, nota-se que é necessário se destacar diante do mundo dos negócios. Tal diferencial pode ser obtido através do conhecimento tácito. Com isto, de que forma a interdisciplinaridade é capaz de agregar ou dificultar a inserção no mercado do profissional contábil?
Seguiram o debate por 40 minutos, foi aberto para perguntas e os participantes questionaram a mesa.
Já no segundo bloco, o tema foi a crise de credibilidade brasileira. Entendendo que as fraudes acontecem juntamente com contadores experientes e sabendo que as instituições que dependem do compromisso ético e de elevado controle são apontadas como partícipes de crimes e omissões. Desta forma, de que modo a crise de credibilidade que passa o Brasil repercute no campo ético do profissional contábil?
Abriu-se espaço para perguntas e em seguida houve o encerramento.
O USJ agradece aos professores pela disponibilidade e participação, ao Centro Acadêmico de Ciências Contábeis (Cacicon) pela competente organização do evento e a todos os presentes que vieram prestigiar mais esse importante momento de aprendizado acadêmico.
Membros do Cacicon, Professores do USJ e o Reitor Renato Brittes.
Professores do USJ.
Membros do Cacicon entregam certificados para os Professores da Mesa.