
Na noite de 22 de junho, no auditório do Melão, as acadêmicas da 1a. fase de Pedagogia, juntamente com a Professora bilíngue, Suzana Mara Machado, e a Professora e Coordenadora Arlete de Costa Pereira organizaram uma atividade para sensibilizar e esclarecer a plateia sobre a discussão acerca da inclusão. A turma apresentou o Teatro da Chapeuzinho Vermelho, em LIBRAS.
Em seguida, tivemos a honra de prestigiar o palestrante Dr. Deonísio Schimitt, da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, primeiro surdo do Brasil a alcançar o título de doutor em Linguística, proferindo uma palestra com o título: “Relato de Experiência: A política de Educação

de surdos/as em Santa Catarina”.
Deonísio trouxe o tema inclusão sobre a ótica de sua própria experiência e seus desafios enfrentados na educação, nos conduzindo a reflexões tão atuais como a valorizar as peculiaridades de cada educando e, sobretudo, instigar suas potencialidades. Ela é possível!!
Essa inclusão desafiadora implica mudanças que englobam a diversidade se

m nenhum tipo de distinção e que as diferenças sejam aceitas, acolhidas como aporte de uma educação transformadora. Educação,

direito de todos e para todos!
O desejo e a necessidade de iniciar um movimento de discussões, palestras, formações em Libras, no Curso de Pedagogia e no USJ se deu pela presença da acadêmica Cyntia Brinhosa na turma da 1a. fase, que nos provocou a aprendermos a Língua de Sinais para nos comunicarmos diretamente com ela e não apenas por intermédio da intérprete. Organizado pela profª Mª Arlete de Costa Pereira e pela turma da 1ª fase do curso de Pedagogia, a atividade foi um sucesso e os agradecimentos vão para toda a turma da 1a. fase, em especial as acadêmicas Naira e Cyntia e a Profa. Suzana.
24/06
Créditos: USJ