Reitores do USJ participam da Solenidade de Posse da Reitora do IFSC em Florianópolis
19 de maio de 2016
Palestra Direitos Humanos e Segurança Pública no USJ
20 de maio de 2016

Núcleo de Estudos Sênior – NES/USJ – visita Escola de Oleiros de São José

No dia 13 de maio, os
alunos do NES/USJ fizeram uma visita técnica à Escola de Oleiros de São José, onde tiveram a oportunidade de conhecer a história desta importante atividade artesanal da cultura josefense.
A Escola de Oleiros é mantida pela Fundação Municipal de Cultura e Turismo do município de São José, e possui atualmente mais de 120 alunos. Com o apoio da Prefeitura, está resgatando esta prática cultural que tanto enobrece o nosso município.
Os alunos do NES/USJ receberam uma aula sobre as origens da olaria no Brasil, e mais especificamente, as de São José. Além disso, assistiram 2 oleiros em atividade, os quais explicaram as diferenças quanto ao manuseio e tipo de argila que pode ser utilizada.
Certamente foi uma visita muita rica em aprendizado, e ficará na memória de cada um dos alunos.

Fonte: Coordenação do NES/USJ – Professora Janine Pacheco da Luz
Fotos: Deolinda Terezinha da Silva Vieira – Aluna do NES/USJ