Reitor do USJ prestigia Lançamento da Secretaria de Estado da Segurança Pública
21 de dezembro de 2018
USJ e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação firmam parceria para a implementação de novos projetos
15 de fevereiro de 2019

USJ Promove Semana de Formação Continuada Docente

Entre os dias 05, 06 e 07 de Fevereiro de 2019, o Centro Universitário Municipal de São José -USJ promoveu a Formação Continuada Docente, evento destinado a engajar o corpo docente da instituição em encontros de aperfeiçoamento, capacitação e atualização sobre processos e dinâmicas educacionais no Ensino Superior.

A abertura da Semana de Formação teve como destaque a fala do Professor Renato Brittes, Reitor do USJ, momento em que ressaltou a importância de se adotar uma postura estratégica, empreendedora e inovadora na Gestão do Ensino Superior frente a um cenário socioeconômico de desafios exponenciais. Na oportunidade, o Reitor também frisou a necessidade de se inovarem os processos de ensino-aprendizagem para elevar ainda mais a qualidade da formação acadêmica dos alunos do USJ. Destacou também a importância do planejamento que vem sendo realizado pela FUNDESJ, representada pela Superintendente Professora Ana Cristina Hoffmann. Na sequência, os coordenadores dos Projetos Institucionais e de Extensão apresentaram os resultados e perspectivas das atividades do ano de 2018. Foram destacados, na ocasião, os seguintes aspectos: o trabalho realizado pela CPA quanto à coleta de dados institucionais e elaboração de relatórios; o sucesso do “Projeto Residência Pedagógica” com base nos vínculos construídos com a CAPES e MEC por intermédio do USJ; o estímulo à pesquisa de alunos e professores proporcionado pela “Revista Científica do USJ”; os vários aprendizados promovidos pelo “Projeto NES” à terceira idade do município; a socialização de conhecimentos de agentes da Segurança pública com os alunos do USJ por meio do “Projeto Observatório de Segurança Pública”; e o “Projeto PIBID”, que recebeu R$ 480 mil destinados ao custeio de bolsas de iniciação à docência dos alunos do USJ. O 2º dia de formação foi destinado a reunir professores e coordenadores de curso para alinhar os trabalhos de 2019. Por fim, o último dia contou com a presença da Professora Aparecida do Carmo Frigueri, que ministrou os cursos “Metodologias Ativas” e “ENADE e formação acadêmica”.