Reitor do USJ prestigia Lançamento da Secretaria de Estado da Segurança Pública
Início do Ano Letivo 2019
15 de fevereiro de 2019

USJ Promove Semana de Formação Continuada Docente

Entre os dias 05, 06 e 07 de Fevereiro de 2019, o Centro Universitário Municipal de São José -USJ promoveu a Formação Continuada Docente, evento destinado a engajar o corpo docente da instituição em encontros de aperfeiçoamento, capacitação e atualização sobre processos e dinâmicas educacionais no Ensino Superior.

A abertura da Semana de Formação teve como destaque a fala do Professor Renato Brittes, Reitor do USJ, momento em que ressaltou a importância de se adotar uma postura estratégica, empreendedora e inovadora na Gestão do Ensino Superior frente a um cenário socioeconômico de desafios exponenciais. Na oportunidade, o Reitor também frisou a necessidade de se inovarem os processos de ensino-aprendizagem para elevar ainda mais a qualidade da formação acadêmica dos alunos do USJ. Destacou também a importância do planejamento que vem sendo realizado pela FUNDESJ, representada pela Superintendente Professora Ana Cristina Hoffmann. Na sequência, os coordenadores dos Projetos Institucionais e de Extensão apresentaram os resultados e perspectivas das atividades do ano de 2018. Foram destacados, na ocasião, os seguintes aspectos: o trabalho realizado pela CPA quanto à coleta de dados institucionais e elaboração de relatórios; o sucesso do “Projeto Residência Pedagógica” com base nos vínculos construídos com a CAPES e MEC por intermédio do USJ; o estímulo à pesquisa de alunos e professores proporcionado pela “Revista Científica do USJ”; os vários aprendizados promovidos pelo “Projeto NES” à terceira idade do município; a socialização de conhecimentos de agentes da Segurança pública com os alunos do USJ por meio do “Projeto Observatório de Segurança Pública”; e o “Projeto PIBID”, que recebeu R$ 480 mil destinados ao custeio de bolsas de iniciação à docência dos alunos do USJ. O 2º dia de formação foi destinado a reunir professores e coordenadores de curso para alinhar os trabalhos de 2019. Por fim, o último dia contou com a presença da Professora Aparecida do Carmo Frigueri, que ministrou os cursos “Metodologias Ativas” e “ENADE e formação acadêmica”.