Sobre o USJ

O Centro Universitário Municipal de São José - USJ é o primeiro centro universitário municipal, público e gratuito do Brasil, e surgiu com um diferencial que é a fundamentação em sólidos pilares de um ensino de qualidade, que valorize a Educação oferecida nas escolas públicas no município de São José.

Tem como mantenedora a Fundação Educacional de São José - FUNDESJ, uma entidade com personalidade jurídica de direito público, órgão da administração indireta da Prefeitura Municipal de São José, SC.

A história do USJ é recente, remonta o ano de 2005, quando foi criado por meio da Lei Municipal nº4.279. O USJ cumpre o seu papel na educação superior, ministrando cursos de graduação e pós-graduação, promovendo cursos de extensão universitária e desenvolvendo pesquisas, visando ao desenvolvimento regional sustentável.

O USJ é uma instituição jovem, porém, já possui uma expressiva premiação e ótimos conceitos dentre os quais se destacam o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes - ENADE, Guia do Estudante do Grupo Abril Mídia S.A., Prêmio Elpídio Barbosa concedido pelo Conselho Estadual de Educação do Estado de Santa Catarina, bem como o Ranking Universitário da Folha de São Paulo. Tal reconhecimento é fruto de trabalho com qualidade de sua comunidade acadêmica, isto é, alunos, professores e equipe gestora.

Segundo dados do MEC, tem em média 1000 estudantes.

O atual Reitor é o Professor Renato Brittes.


Protocolo Reitoria Estatuto

Como fazemos isso?

O USJ foi criado a partir da Lei Municipal nº4.279 e tem como mantenedora a Fundação Municipal Educacional (FUNDESJ), uma entidade com personalidade jurídica de direito público, órgão da administração indireta da Prefeitura Municipal de São José/SC.

Referências e-MEC Centro Universitário Municipal de São José». Consultado em 3 de agosto de 2017 Lei 4279/05 | Lei nº 4279 de 26 de abril de 2005. «Reitoria - USJ

    Oferece 4 cursos de graduação:
  • Administração
  • Análise e desenvolvimento de sistemas.
  • Ciências Contábeis.
  • Pedagogia.
  • Pós-graduação:
  • Didática e Metodologias para a Educação Básica