Pesquisa


Apresentação

A pesquisa no Centro Universitário Municipal de São José – USJ visa ser concebida em consonância com o ensino e a extensão. A pesquisa está intimamente relacionada ao modo de estruturar o conhecimento. Assim, propõe-se a elaboração do conhecimento e da autonomia, sendo parte do processo de aprendizagem e da solução para questionamentos suscitados pelos profissionais do USJ, relativos ao cotidiano educacional. Para o aprofundamento do conhecimento, é de suma importância o desenvolvimento de projetos de pesquisa a serem desenvolvidos no período letivo e em intersecção com os conteúdos curriculares.

Para consolidar a pesquisa no USJ, deve-se pontuar algumas políticas de atuação, entendendo que as dimensões de pesquisa são de extrema importância na construção de  uma instituição sólida e renomada, que visa o processo de aprendizagem, a inovação, a sustentabilidade, a promoção de profissionais comprometidos com o conhecimento.

Para tanto, no que concerne aos recursos, é importante destinar um  percentual  do orçamento para o desenvolvimento das ações institucionais de pesquisa que incluem horas de alocação em pesquisa aos professores; tanto em programas internos quanto a título  de contrapartida em programas externos; apoio financeiro a eventos científicos e à publicação de trabalhos qualificados.

Da coordenação das Atividades de Pesquisa

A gestão das atividades de pesquisa é exercida pela assessoria de Pesquisa, a qual lançará os editais semestrais de projetos de pesquisa, concessão de bolsas, carga horária de professores e coordenadores de núcleos.

Para a avaliação do mérito científico de propostas e para outras atividades de natureza consultiva no âmbito da pesquisa, é indicada uma Comissão de Pesquisa com representação para cada área do conhecimento.

A Comissão de Pesquisa é constituída por professores pesquisadores, nomeados em portaria pelo Pró-Reitor Acadêmico e renovada anualmente com a substituição de pelo menos um de seus integrantes, presidida por um de seus membros (colegiado de cursos).

Para a avaliação de projetos que envolvam seres humanos, ou qualquer outro projeto que envolva questões éticas, serão analisadas por um Comitê de Ética em Pesquisa.

A Assessoria de Pesquisa promoverá a avaliação anual do desempenho dos projetos, dos núcleos e dos grupos de pesquisa, de acordo com critérios definidos nos editais. Sendo assim, serão encaminhados relatórios finais dos projetos de pesquisa desenvolvidos pelos pesquisadores/professores e seus bolsistas.

Das formas de pesquisa

A pesquisa deve se basear em:

  1. Projeto de Pesquisa: atividade de investigação científica – individual ou coletiva – aprovada por uma comissão que avaliará o projeto (um membro do colegiado, coordenador de curso, um membro da assessoria de pesquisa). Os projetos devem ser submetidos ao edital semestral, com preenchimento de formulário.
  2. Núcleo de Pesquisa: um Núcleo de Pesquisa vincula-se a uma ou mais linhas de pesquisa articuladas entre si e alinhadas com o(s) projeto(s) pedagógico(s) do(s) curso(s) ao(s) qual(is) se vincula. A viabilização de grupos de pesquisa em caráter excepcional, em áreas potenciais para a futura estruturação de cursos de pós-graduação stricto sensu, poderá ser analisada pela assessoria de Pesquisa e Pós-Graduação.