Acadêmicas do Curso de Pedagogia do USJ realizam saída de campo ao Centro Histórico de São José
9 de junho de 2017
Brinquedoteca do USJ participa da Feira da Freguesia
22 de junho de 2017

Professora do USJ participa do “Festival da Matemática” com o trabalho “Detetive dos Números”

A Docente Roberta Schnorr Buehring, do curso de Pedagogia do Centro Universitário Municipal de São José (USJ), participou representando a Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF), do Evento promovido pela SBEM (Sociedade Brasileira de Educação Matemática) e pelo IMPA (Instituto de Matematica Pura e Aplicada), “Festival da Matemática” que ocorreu em abril no Rio de Janeiro, com o trabalho “Detetive dos números”., Ela foi a única da Grande Florianópolis a ser convidada para o Festival, que fez parte dos eventos do Biênio da Matemática no Brasil (2017-2018).
O jogo para crianças “Detetive dos Números” tem o objetivo de descobrir um número.do quadro numérico (de 1 à 100): coloca-se um papel na testa com um número escrito, sem saber qual é e, a partir daí, a criança que é “detetive”e começa a fazer perguntas para os colegas de sala, para tentar descobrir. “Apesar de ser uma brincadeira simples, é muito eficiente para ensinar o valor posicional dos números, as regularidades numéricas, antecessor e sucessor, antes e depois, maior e menor, par e ímpar, além de matemática e da regularidade dos números, eles aprendem a formular perguntas e a ouvir as respostas”, Afirma Roberta.

O Detetive dos números não tem um ganhador, já que é pensado para ser um trabalho em equipe. Todos comemoram e ajudam uns aos outros.

De acordo com a professora, este jogo também faz parte das atividades teórico-práticas de sala de aula da disciplina “Docência em Matemática I” da sétima fase da Pedagogia.

O USJ parabeniza a Professora pela iniciativa e sucesso do projeto.