Comissão de organização dos 10 anos do USJ realiza reunião preparatória
14 de julho de 2015
Professores do USJ, Keila Gonzalez, Adecir Pozzer e Rodrigo Diaz de Vivar y Soler, são selecionados em programas de Doutoramento
24 de julho de 2015

Professoras Carolina Ribeiro e Elaine Teixeira participam do VIII Congresso Brasileiro de História da Educação

postcarolEntre os dias 29 de junho e 02 de julho foi realizado, na cidade de Maringá/PR, o VIII Congresso Brasileiro de História da Educação. Promovido pela Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE), o evento reuniu pesquisadores e docentes da área, entre os quais estavam as professoras Carolina Ribeiro Cardoso da Silva e Elaine Aparecida Teixeira Pereira, docentes do curso de Pedagogia do USJ e associadas da SBHE.

Mestre e doutoranda pela linha de pesquisa História e Historiografia da Educação do PPGE/UDESC, professora Carolina participou de uma seção de comunicação coordenada intitulada Modernidade, Educação e Cultura nos projetos de Brasil (1920-1940), onde apresentou trabalho ao lado de pesquisadores comocarol apresentando Luciano Mendes de Faria Filho, Marcos Vinícius Corrêa Carvalho, Vera Lucia Gaspar da Silva, Ione Ribeiro Valle. Já no lançamento de livros que ocorreu durante o evento, esteve presente como coautora de um dos capítulos da obra intitulada Moderno, Modernidade, Modernização: a educação nos projetos de Brasil (séc. XIX e XX), terceiro volume a reunir trabalhos desenvolvidos no âmbito do Programa de Pesquisa homônimo.

Professora Elaine, por sua vez, apresentou dois trabalhos no congresso. O primeiro deles, oriundo da Dissertação de Mestrado que defendeu na linha de Sociologia e História da Educação do PPGE/UFSC, focou os projetos relacionados à formação docente, em especial para as escolas primáriasrurais, presentes em Santa Catarina em meados do século XX. O segundo trabalho, na modalidade comunicação coordenaelaine apresentandoda, foi apresentado em parceria com as professoras Maria das Dores Daros, Leziany Silveira Daniel e Marilândes Mól Ribeiro de Melo, que atuam, respectivamente, na UFSC, UFPR e IFC. Intitulada Transnacionalização e Educação em Perspectiva: Desenvolvimentismo, Modernização e Ciências Sociais nos debates educacionais nas décadas de 1950 e 1960, a seção também é resultado de investigações ligadas ao Programa de Pesquisa Moderno, Modernidade, Modernização, anteriormente citado.

24/06

Créditos: USJ