USJ participa da Feira da Freguesia no Centro Histórico de São José de 09/10
26 de outubro de 2016
USJ e o Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC
31 de outubro de 2016

Projeto Escola da Paz

USJ – Centro Universitário Municipal de São José

No dia 5 de outubro, no auditório do Centro Universitário Municipal de São José (USJ) e do Colégio Maria Luiza de Melo (conhecido por “Colégio Melão”), localizado no Bairro Kobrasol, em São José, o chefe de operações da 11ª Região de Polícia Militar (RPM), tenente-coronel Júlio César Pozo da Fonseca, apresentou ao consultor da Polícia Japonesa Yuji Nakagawa o Projeto Escola da Paz. Implementado no Colégio Maria Luiza de Melo há alguns meses, o projeto propõe a pacificação de conflitos mediante o emprego de métodos extrajudiciais aplicáveis ao ambiente escolar, de forma a fomentar a cultura da paz e da cidadania ativa.

O tenente-coronel Júlio César explicou são feitas as ações didáticas para efetiva implantação do projeto. Primeiramente, são ministradas palestras aos corpos docente e discente do colégio e, ao final, aos pais dos alunos, buscando integrá-los ao ambiente escolar para uma participação mais ativa. Deste modo, o principal norte do projeto é o respeito à dignidade humana, estando estruturado em três grandes pilares: gestão do conflito e preservação da ordem pública; educação em direitos humanos; e fortalecimento coletivo – polícia de proximidade.

Participaram, ainda, da referida apresentação os seguintes oficiais da Polícia Militar de santa Catarina: o chefe do Gabinete Regional de Prevenção Criminal, tenente-coronel Gelásio Pires, o comandante da 2º Companhia do 7º Batalhão de Polícia Militar (São José), tenente Cláudio Böing, e do Centro de Ensino da Polícia Militar, o tenente Ruy Florêncio Teixeira. Do Colégio Maria Luiza de Melo: diretora geral, professora Rosângela Silva Hames e a diretora do ensino fundamental, professora Karla Beatriz da Costa. Do Centro Universitário Municipal de São José – USJ: o reitor professor Dr. Juarez Perfeito, a vice-reitora acadêmica professora Msc. Renata Silva, a assessora de cultura e extensão professora Msc. Marinez Chiquetti Zambon e o professor Dr. Edson Telê, responsável pelo Programa Permanente de Direitos Humanos do USJ.

Fonte: Polícia Militar de Santa Catarina