Projetos de Extensão

  • Em 2020, o USJ iniciou o ano ofertando 6 (seis) Projetos de Extensão: NES/USJ – Núcleo de Estudos Sênior; Produção literária – História do USJ; NAF – Núcleo de assistência contábil e fiscal do USJ; Escritório de Inovação; Direitos Humanos e a Interdisciplinaridade na formação para a cidadania; Cocreation Lab São José; Implantação da Plataforma Google For Education – GSuíte para Educação.
  • Então, em março de 2020, devido à Pandemia provocada pelo Coronavírus (Covid-19), e em cumprimento aos diversos decretos governamentais e municipais, que dentre diversas recomendações e exigências, suspenderam as aulas e outras atividades acadêmicas presenciais no Estado de SC, o USJ adotou, já no dia seguinte à publicação do Decreto Estadual 506/2020, a continuidade das aulas no USJ, mas na modalidade virtual (ou remota). Também deu-se continuidade aos Projetos do NES, da Plataforma GSuíte, e do Escritório de Inovação, todos na modalidade virtual/remota.
  • Atuando de modo remoto/virtual, promoveu as seguintes ações de extensão:

A. Aquisição de dez quilos de filamentos e quinhentas folhas de acetato para DOAÇÃO de mais de 100 máscaras de acetato (Face Shields) feitas na Impressora 3D do USJ, pelos técnicos da instituição;

 

B. ESCRITÓRIO DE INOVAÇÃO:

Oferta de 9 Meetups, realizados no 1º semestre, por meio do Google Meet, e inseridos no canal youtube do Escritório de Inovação do USJ. Com a participação de 39 palestrantes e mediadores, no total de 510 ingressos e participantes, sendo 82% dos ingressos foram adquiridos por smartphone, pela plataforma do Sympla. Todos os participantes receberam certificados com as horas de participação. Todas os MEETUPS estão no canal do Escritório de Inovação USJ, YOUTUBE, INSTAGRAM. Os Meetups ofertados foram:

  1. Foco na Inovação e criatividade, mas transformando empresas, dia 27 de abril das 17:30 às 18:30.
  2. Foco na Contabilidade no momento de crise nas organizações, 04 de maio das 17:30 às 18:30.
  3. Foco na gestão financeira em tempo de crise nas empresas e com pessoas, dia 14 de maio das 17:30 às 18:30.
  4. Foco em estratégias de propriedade intelectual, no dia 18 de maio das 17:30 às 18:30.
  5. Mesa redonda – Foco na Revolução do Direito e novas práticas na pandemia, dia 28 de maio das 17:30 às 18:30.
  6. Mesa redonda – Foco na Educação, Conhecimento e Inovação, dia 02 de junho das 17:30 às 18:30.
  7. Mesa redonda – Foco na Saúde, coach e inovação, dia 16 de junho das 17:30 às 18:30.
  8. Mesa redonda – Foco em Startups e inovação, dia 28 de junho das 17:30 às 18:30.
  9. Mesa redonda – Foco na Gestão e revolução por meio do caos – a nova ordem para evoluir e torna empresas e startups cada vez mais fortes e inovadoras, dia 14 de julho das 17:30 às 18:30.

 

No segundo semestre/2020, o Escritório de Inovação promoveu os seguintes eventos e ações:

  1. Entrega do Canvas do projeto, via Classroom;
  2. Encaminhamento e acompanhamento do preenchimento dos questionários da ACAFE relativos aos segmentos de governo e iniciativa privada de São José e região, para estruturação de uma Plataforma de Pesquisa que congregará todas as instituições associadas da ACAFE;
  3. Palestra: A importância da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais para empresa/negócio (Palestrante: Felipe Rau, Graduando em Administração. (Projeto BIBACK) das 17:40 às 18:20 no Gmeet);
  4. Palestra: Como empreender em tempos de pandemia (Palestrante: Wieneke Kroon Nau, Administradora das 17:40 às 18:20 no Gmeet);
  5. Palestra sobre Coach e liderança nos projetos (Palestrante: Claudio Barbosa das 17h40 às 18h20 no Gmeet);
  6. Palestra sobre Processo de construção de uma Startup até o PITCH (Palestrantes: Gustavo Fernandes e Vinicius Francisco das 17:40 às 18:20 no Gmeet);
  7. Live de apresentação do PITCH FINAL, realizada no dia 02/12 às 17h40.

C. PROJETO DE TI NO USJ:

Entre junho e julho/20, este Projeto de Extensão, aprovado em Edital Interno 028/2020, e coordenado pelo Professor Marcelo da Silva, desenvolveu um programa que foi utilizado no Processo de Vestibular de Inverno do USJ, para arquivar os dados e fornecer o relatório final dos classificados neste processo seletivo. Em agosto, foi efetuada a análise de nova proposta para reformular o web site do USJ, que foi finalizada em dezembro de 2020; Em outubro, este projeto criou um Formulário de Disponibilidade de Horários para o semestre de 2021/1, que foi preenchidos pelos professores do USJ, cujos dados foram analisados e foi emitido um relatório final dos dados coletados, para a reitoria.

D. PLATAFORMA GSUÍTE

Por meio deste Projeto, a comunidade acadêmica pode fazer uso de diversos produtos e soluções ofertadas pelo Google, dentre as quais destacam-se:

  • E-mail institucional – Ilimitadas contas de e-mail com armazenamento ilimitado;
  • Google Docs – Editor de texto;
  • Google Planilha – Planilha eletrônica;
  • Google Apresentações – Apresentações;
  • Hangout – Ambientes de videoconferência;
  • Armazenamento ilimitado através do Google Drive;
  • Agenda – possibilita o compartilhamento de atividades e eventos;
  • Formulários – Possibilita a geração de pesquisas, enquetes;
  • Sites – Liberdade de criação de sites e páginas para a internet;
  • Google Sala de aula – composto pelo “classroom” e pelo “atividades”, ferramentas que possibilitam a interação entre professores e alunos, possibilitando a disponibilização de material e de atividades.
  • Youtube – Para a criação de vídeos em atividades de aula e para a instituição.

Grupos – Permite a criação de grupos de interesse, facilitando desta forma a disseminação das informações.

D. PROJETO DE ANÁLISE DA TOMADA DE DECISÃO NA GESTÃO CONTÁBIL

Em agosto de 2020, por meio do Edital Interno 038/2020, foi aprovado o Projeto de Análise da Tomada de Decisão na Gestão Contábil, coordenado pelos Professores Fernando Nitz de Carvalho e Alfredo Lohn Braun. Este projeto visou auxiliar a Prefeitura Municipal de São José (PMSJ), mais especificamente a Secretaria Municipal de Segurança, na avaliação econômico-financeira de organizações prestadoras de serviços em processos licitatórios e em dispensa de licitações. No decorrer dos meses de setembro e outubro, os professores fizeram um levantamento com perícia contábil, na documentação de uma prestadora de serviço contratada pela respectiva Secretaria, de modo que em novembro, o parecer final foi entregue e apresentado em reunião realizada em novembro/20.

F. PROJETO DE FORMAÇÃO DOCENTE EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PARA A REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO JOSÉ

Composto por mais de 40 eventos, dentre lives, oficinas e minicursos, o PROJETO DE FORMAÇÃO DOCENTE EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PARA A REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO JOSÉ, está sendo promovido pelo Centro Universitário Municipal de São José – USJ, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São José – SME/SJ.

O pioneirismo deste projeto deve-se a duas fontes: toda a capacitação docente está ocorrendo na modalidade virtual; e também por tratar-se do maior evento já promovido na história do USJ (mais de 2.000 professores da rede municipal de ensino de São José serão beneficiados pelo projeto, com mais de 200 horas sendo ofertadas em variadas possibilidades de formação).

Trata-se, em síntese, de um programa que congrega oficinas, palestras e minicursos sobre variadas tecnologias educacionais digitais, para capacitar os professores da rede municipal do nosso município, considerando-se a necessidade de oferta de ensino na modalidade virtual, nos tempos atuais.

As oficinas e os minicursos são ofertados pelo Google Meet, com limite de 90 vagas a cada evento.  Já as lives têm sua transmissão feita pelo Canal Youtube, de modo que, em média,  aproximadamente 400 professores e outras pessoas da comunidade tem assistido de forma simultânea a cada evento, havendo ainda uma média de 2.500 visualizações por live.

Nas oficinas e minicursos realizados, foram comuns estes tipos de comentários: “Que maravilha!”; “Adorei esta oficina!”; “Legal por demais”; “Adorei esta opção que aprendi agora neste curso”; “Muito obrigada pela excelente aula, professora!”.

  • Em 2019, o USJ contou com 10 projetos voltados à extensão, coordenados por professores da instituição, por meio de Edital Interno, cada projeto atendeu a demandas da sociedade e à comunidade acadêmica. Na sequência, relatam-se as ações e resultados de cada um deles:

    NES/USJ – Núcleo de Estudos Sênior

    Coordenado pelo professor José Carlos da Silva, com 05 horas semanais, o NES/USJ – NÚCLEO DE ESTUDOS SÊNIOR é um projeto de extensão vinculado ao Programa da Maturidade, proposto pelo Centro Universitário Municipal de São José – USJ, e tem como fundamento a inclusão social e a formação continuada de adultos maduros (acima de 45 anos) e idosos de forma a empreender um resgate produtivo e cognitivo, trabalhando de forma multidisciplinar na valorização global do indivíduo, capacitando-o por meio de atividades culturais, artísticas e físicas, contribuindo desta forma para a manutenção de capacidade funcional.

    O projeto é composto por unidades curriculares e outras atividades socioeducativas, incluindo assuntos atuais e contextualizados conforme a realidade do público-alvo, promovendo o fortalecimento da autoestima, a ampliação de horizontes, a sociabilidade, a atualização de informações e de conhecimentos. Nessa perspectiva, o projeto contempla atividades em um ambiente culturalmente diversificado, incentivando novas formas de aprendizado e relacionamento.

    O NES está em funcionamento desde 2014, e em 2019, houveram 65 inscritos e 43 concluintes.

    Projeto Observatório de Segurança Pública de São José/SC

    Coordenado pela Professora Marinez Chiquetti Zambon, do Centro Universitário Municipal de São José, com 02 horas semanais, em parceria com o Comando da Polícia Militar de Santa Catarina, este projeto tem como objetivo de aproximar as duas Instituições USJ e a PMSC, com a possibilidade de sistematizar os conhecimentos em aspectos diferenciados aproximando s comunidade acadêmica com os diferentes valores e conhecimentos da linha militar, numa perspectiva de ênfase na pesquisa com foco na segurança pública.

    O projeto atingiu, durante o ano, 704 participantes em seus eventos e nas visitas técnicas

    Produção literária – História do USJ

    Coordenado pela professora Suzana Zanon, com 05 horas semanais o curso tem como finalidade narrar e ilustrar os feitos do USJ e de sua mantenedora FUNDESJ, para mostrar à comunidade Josefense os benefícios trazidos à região, por meio do USJ, e os resultados dos investimentos de recursos públicos no ensino de nível superior. Em fase inicial, o livro ainda falta desenvolver conteúdos referentes a outros aspectos. É relevante mostrar a comunidade acadêmica e a região dos Josefenses todos os investimento e melhorias que vem sendo feitos pela gestão atual do USJ, com o apoio da FUNDESJ, nas tomadas de decisão, bem como o comprometimento da prefeita, em manter e defender a instituição.

    Utilização e o desenvolvimento de games com instrumento para potencializar o raciocínio logico dos estudantes do 5º ano do ensino fundamental.

    Coordenado pelo professor Jaime Miranda, foram executadas diversas atividades no decorrer do projeto, todas focadas no objetivo, onde foi utilizada a ferramenta trello para a gestão das atividades do projeto. De modo geral, e de acordo com os questionários aplicados no primeiro e no último dia de aula, observou-se a positividade, aceitação e bom aproveitamento dos alunos.

    O projeto atingiu em média 50 alunos do 5º anos do ensino fundamental do Colégio Maria Luiza de Melo.

    NAF – Núcleo de assistência contábil e fiscal do USJ.

     

    Coordenado pela professora Mara Cristine Kich, com 04 horas semanais, tem como objetivo oferecer serviços contábeis e fiscais de forma gratuita aos contribuintes de baixa renda, MEI, pequenas empresas ou sociedades civis sem fins lucrativos, que, de outro modo não teriam acesso as orientações básicas gratuitamente. Foram feit5as divulgação do projeto junto à comunidade acadêmica com atividades essencialmente de orientação intuindo o acadêmico a participar em situações reais de vida e de trabalho. Em relação à comunidade houve bastante procura durante a realização do projeto, esclarecendo duvidas e resolvendo problemas pontuais. Para 2020, tem como meta ampliar o portfólio de serviços relativos a tributos federais, bem como promover cursos de conscientização para o cidadão sobre temas de relevância tributária.

    Foram realizados aproximadamente 100 atendimentos, no decorrer de 2019.

    Escritório de Inovação

     

    Coordenado pelo professor Gilson Riham Karkotli, com 04 horas semanais, com o objetivo principal de incentivar alunos do USJ com perfil empreendedor e inovador, a transformar uma ideia num projeto de Startup de sucesso, oferecendo aos alunos de todos os cursos, por meio de elaboração de projetos tecnológicos, econômicos, criativos e inovadores. Para os discentes, o projeto gerou oportunidades de mercado, geração de empregos e trabalhos, e ajuda no desenvolvimento econômico inovador, criativo e social do município de São José.

    Como meta para 2020, buscar-se-á a organização de eventos para o público interno e externo, além de verbas para subsidiar novas ações deste projeto de extensão.

    Ao longo do projeto, foram criadas 10 equipes de 2 a 5 alunos, com formação multidisciplinar por semestre.

    Direitos Humanos e a Interdisciplinaridade na formação para a cidadania.

     

    Coordenado pelo professor Edson Telê, com 04 horas semanais, este projeto  tem com o objetivo promover inserção de temas relacionados a direitos humanos como conhecimentos necessários para formação dos indivíduos, numa perspectiva de disseminação e conscientização da importância de zelar pela dignidade e direitos das pessoas. Pode-se concluir que o projeto alcançou seu objetivo com a participação efetiva dos acadêmicos do USJ, da comunidade Josefense, do NES, do CATI e acadêmicos de outras instituições. Foram debatidos diversos temas e subtemas relacionados aos direitos humanos, além de contribuir para a divulgação e elevação do nome do USJ – Centro Universitário Municipal de São José.

    Totalizou-se aproximadamente 678 pessoas presentes em nossos eventos.

    Reestruturação do Portal Web (site) do USJ.

     

    Coordenado pelo professor Jaime Miranda, com 02 horas semanais, tem como objetivo reestruturar o Portal Web do USJ a fim de melhorar a interação (experiência) do público (interno e externo) no acesso às informações pertencentes a instituição.

    Foram executadas diversas atividades para proporcionar melhor interação com o portal e seus usuários, atingindo quase sua totalidade, faltando basicamente para o seu termino as migrações dos dados das páginas do portal antigo para o novo; o chaveamento do domínio para o novo portal, bem como o treinamento da equipe da reitoria que irá alimentar esses dados.

    Cocreation Lab São José.

     

    Coordenados pelos professores Marinez Zambon, Osmar Cunha Filho e Gilson Karkotli, com 05 horas semanais cada professor, tem como objetivo atuar na organização, implantação e mentoria desse projeto em São José, oferecendo serviço de pré-incubadora para projetos aprovados em editais na cidade de São José.

    O projeto está em fase final de mentoria da equipe GET MUSIC, com a perspectiva de finalizar em fevereiro de 2020.

    A Adoção de Metodologias Ativas no Processo de Ensino-Aprendizagem na Área Contábil.

     

    Coordenado pela professora Stephanie Kalynka Rocha Silveira, com 05 horas semanais, o projeto tem como objetivo identificar as metodologias ativas desenvolvidas no curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Municipal de São José (USJ) no semestre de 2019.2. O Projeto justifica-se por contribuir com as pesquisas da área, oferecendo mais embasamento para novos estudos. Assim como, visa direcionar os docentes para aplicação de práticas e auxiliar com a melhora dos índices de desempenho em exames nacionais realizados pelos discentes, uma vez que as metodologias ativas contribuem para o desempenho acadêmico.

 
 

Em 2018, o USJ contou com 11 projetos de extensão, coordenados por professores da instituição, por meio de Edital Interno, sendo que cada projeto atendeu a demandas da sociedade e à comunidade acadêmica. Na sequência, relatam-se as ações e resultados de cada um deles:

NES/USJ – Núcleo de Estudos Sênior

O NES/USJ – NÚCLEO DE ESTUDOS SÊNIOR, é um projeto de extensão vinculado ao Programa da Maturidade, proposto pelo Centro Universitário Municipal de São José – USJ, e tem como fundamento a inclusão social e a formação continuada de adultos maduros (acima de 45 anos) e idosos de forma a empreender um resgate produtivo e cognitivo, trabalhando de forma multidisciplinar na valorização global do indivíduo, capacitando-o por meio de atividades culturais, artísticas e físicas, contribuindo desta forma para a manutenção de capacidade funcional.

O projeto é composto por unidades curriculares e outras atividades socioeducativas, incluindo assuntos atuais e contextualizados conforme a realidade do público-alvo, promovendo o fortalecimento da autoestima, a ampliação de horizontes, a sociabilidade, a atualização de informações e de conhecimentos. Nessa perspectiva, o projeto contempla atividades em um ambiente culturalmente diversificado, incentivando novas formas de aprendizado e relacionamento.

O NES está em funcionamento há 4 anos, e em 2018, houveram 60 inscritos, com 44 concluintes.

Projeto Integrador Contábil do USJ

Coordenado pelo Professor Ednaldo de Souza Vilela, este projeto tem por objetivo preparar a comunidade docente e discente do USJ para a implantação de um Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal – NAF, da Receita Federal do Brasil.  No dia 03/10/2018, foi realizada a Assinatura do Convênio entre o USJ e o NAF, com a palestra “Cidadania na Receita Federal”, com o Auditor da Receita Federal, Sr. Giovanni Zanella.  Nesse evento, houve a participação de 168 acadêmicos.

Projeto Observatório de Segurança Pública de São José/SC

Coordenado pela Professora Marinez Chiquetti Zambon, do Centro Universitário Municipal de São José, em parceria com o Comando da Polícia Militar de Santa Catarina, este projeto tem como objetivo aproximar as duas Instituições USJ e a PMSC, com a possibilidade de sistematizar os conhecimentos em aspectos diferenciados aproximando a comunidade acadêmica com os diferentes valores e conhecimentos da linha militar, numa perspectiva de ênfase na pesquisa com foco na segurança pública. Em 08/11/2018, foi realizado o 1º Seminário de Segurança Pública do USJ, contando com 350 ouvintes/participantes.

Projeto “Curso com a Temática BNCC – Base Nacional Comum Curricular”

Coordenado pela Professora Marinez Chiquetti Zambon, do Centro Universitário Municipal de São José, este projeto tem como objetivo atualizar a comunidade docente de São José quanto à BNCC.  Houveram 737 participantes, com um total de 200 concluintes certificados, com nota igual ou superior a 7,0 (sete).

Projeto Formação Inicial e Educação Sexual: Promoção da saúde sexual com a interface das tecnologias e mídias na aprendizagem significativa

Coordenado pela Professora Graziela Raupp Pereira, este projeto visou promover, por meio de Curso na modalidade on line, na Plataforma Moodle, a educação sexual como direito à informação, bem como a promoção da saúde sexual dos acadêmicos, em geral. O projeto resultou na participação, e consequente conclusão do curso, de 25 acadêmicos do USJ, 25 acadêmicos da UDESC, 25 acadêmicos de graduação da Universidade de Aveiro/Portugal, e 25 da Universidade Pedagógica de Moçambique – UP de Moçambique.

Projeto Inglês Instrumental Básico para a Comunidade Acadêmica

Coordenado pelo Professor Roberto Antônio Capiotti da Silva, este projeto teve o objetivo de desenvolver habilidades e técnicas de leitura em inglês que permitiu aos alunos, a compreensão dos textos bem como as especificidades gramaticais do inglês, em nível básico. Foram ofertadas 20 vagas.

Projeto USJ 2030: Elaboração do Planejamento Estratégico do USJ

Coordenado pelo Professor Paulo Sergio de Moura Bastos, este projeto teve o objetivo de elaborar uma proposta de Planejamento estratégico do USJ para o período compreendido entre 2018-2020. O projeto foi interrompido em virtude do afastamento do coordenador do projeto para tratamento de saúde.

Projeto de Extensão Voluntário Amigo em Ação.

Coordenado pela Professora Silvanira Lisboa Scheffler, este projeto teve como objetivo implantar e implementar a cultura do voluntariado, principalmente entre os acadêmicos do USJ.20 alunos inscreveram-se e 10 participaram efetivamente do projeto.

Projeto Programa Permanente de Conscientização e Preparação do Corpo Discente e Docente do USJ para o ENADE – Exame Nacional de Desempenho de Estudantes.

Coordenado pelo Professor Juarez Perfeito, este projeto teve o objetivo de conscientização e preparação do corpo discente e docente dos Cursos de Administração e de Ciências Contábeis do USJ para o ENADE/2018.  No Simulado realizado em 09/10/2018, o qual contou com uma prova contendo questões de ENADE de edições de anos anteriores, contabilizou-se 70 alunos participantes.

Projeto de Avaliação Institucional em Unidades Escolares da Rede Privada de Ensino do Município de São José

Coordenado pelo Professor Juarez Perfeito, este projeto teve o objetivo de realizar a Avaliação Institucional em Unidades Escolares da Rede Privada de Ensino do Município de São José para elaboração de diagnóstico acerca das condições de oferta de educação, na modalidade Ensino Fundamental. O projeto contou com a participação de 4 (quatro) discentes como monitores voluntários para a realização do trabalho.

Projeto “Melhorias do Site do USJ”

Coordenado pelos Professores Jaime Miranda Júnior e Fernanda Dias da Rocha, este projeto teve o objetivo de reestruturar o site da instituição, para que as pessoas em geral possam usufruir desse espaço de divulgação de informações sobre o USJ, de uma maneira mais simples e funcional. Das 36 etapas propostas pelo projeto, 14 já foram cumpridas até dezembro de 2018.

Os 6 projetos de Extensão ofertados pelo USJ, em 2017, foram:

NES/USJ – Núcleo de Estudos Sênior

O NES/USJ – NÚCLEO DE ESTUDOS SÊNIOR, é um projeto de extensão vinculado ao Programa da Maturidade, proposto pelo Centro Universitário Municipal de São José – USJ, e tem como fundamento a inclusão social e a formação continuada de adultos maduros (acima de 45 anos) e idosos de forma a empreender um resgate produtivo e cognitivo, trabalhando de forma multidisciplinar na valorização global do indivíduo, capacitando-o por meio de atividades culturais, artísticas e físicas, contribuindo desta forma para a manutenção de capacidade funcional.

O projeto é composto por unidades curriculares e outras atividades socioeducativas, incluindo assuntos atuais e contextualizados conforme a realidade do público-alvo, promovendo o fortalecimento da autoestima, a ampliação de horizontes, a sociabilidade, a atualização de informações e de conhecimentos. Nessa perspectiva, o projeto contempla atividades em um ambiente culturalmente diversificado, incentivando novas formas de aprendizado e relacionamento.

O NES está em funcionamento há 3 anos, e em 2017, houveram 83 inscritos, com 22 concluintes.

Projeto Prodocência: Oficinas de Inovação Pedagógica com jogos e Educomunicação na escola.

 

O Projeto tem por objetivo possibilitar o acesso dos futuros docentes a experiências pedagógicas diferenciadas, envolvendo-os desde a concepção até a execução das oficinas de inovação no âmbito da escola.

E planejar em conjunto, acadêmicos e professores do USJ, as atividades, estratégias pedagógicas e o cronograma a ser desenvolvido nas oficinas de inovação pedagógica.

Projeto Observatório de Segurança Pública

 

Coordenado pela Professora Marinez Chiquetti Zambon, do Centro Universitário Municipal de São José, em parceria com o Comando da Polícia Militar de Santa Catarina, este projeto criou uma base de dados sobre segurança pública.

Projeto Formação de Professores e Comunidade com o CBMSC em EaD

 

Coordenado pela Professora Marinez Chiquetti Zambon, do Centro Universitário Municipal de São José, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, este projeto realizou um seminário estadual, sobre temas relativos à segurança pública.

 

Projeto Brinquedoteca Itinerante

 

Coordenado pela Professora Kamila Regina de Souza, do Centro Universitário Municipal de São José, este projeto visa ofertar aos alunos da rede municipal, por intermédio dos estudantes do Curso de Pedagogia do USJ, brinquedos e jogos que possam ser utilizados como recursos pedagógicos para aprendizagem.

 

Projeto de Desenvolvimento de Competências

 

Coordenado pela Professora Mileide Marlete Ferreira Leal Sabino, do Centro Universitário Municipal de São José, este projeto ofertou 10 minicursos sobre diferentes competências e habilidades, para os alunos dos cursos de graduação do USJ, e para a comunidade em geral.

 

Em 2016, foram desenvolvidas as seguintes ações de extensão, pelo USJ (Centro Universitário Municipal de São José):

·       NES/USJ – Núcleo de Estudos Sênior: O NES/USJ iniciou o ano com 79 inscritos, e formou 53, em dezembro/2019.  Ao longo do ano, foram ministradas as disciplinas de Direito do idoso, Saúde e Autocuidado, Relações Interpessoais, História de São José, Noções Básicas e Avançadas de Informática, Liderança e Gestão de Equipes, Fundamentos de Contabilidade e de Economia, Coaching e Liderança, Integração entre Idosos

·       Projeto Prodocência: Oficinas de Inovação Pedagógica com jogos e Educomunicação na escola: O Projeto tem por objetivo possibilitar o acesso dos futuros docentes a experiências pedagógicas diferenciadas, envolvendo-os desde a concepção até a execução das oficinas de inovação no âmbito da escola.

·       E planejar em conjunto, acadêmicos e professores do USJ, as atividades, estratégias pedagógicas e o cronograma a ser desenvolvido nas oficinas de inovação pedagógica.

Em 2015, foram desenvolvidas as seguintes ações de extensão, pelo USJ (Centro Universitário Municipal de São José):

  • O NES/USJ – Núcleo de Estudos Sênior do USJ, é um projeto de extensão voltado para o atendimento social e pedagógico de adultos maiores de 45 anos, por meio do qual oferta, anualmente, cursos ministrados por professores do USJ e convidados externos, além de promover palestras, apresentações e atividades culturais diversas, tais como: visitas a exposições e museus, idas a teatros, visitas a parques e comunidades históricas da Grande Fpolis. Em 2015, o USJ formou duas turmas, com mais de 70 concluintes;
  • Ao longo do ano de 2015, o USJ promoveu os seguintes cursos de capacitação:

1) Curso de Humanização no Atendimento ao Cidadão, que totalizou 4 horas, para capacitação dos técnicos da Secretaria da Receita que atuam no atendimento do piso térreo da Prefeitura;

2) Programa de Desenvolvimento de Competências Gerenciais, composto de cinco disciplinas (que abordaram conteúdos de Contabilidade, Previdência, Relações Humanas, Visão Estratégica, Direito Administrativo) que totalizaram 72 horas de capacitação ofertados aos servidores da Prefeitura;

3) Curso de Integração dos Novos Servidores (recém aprovados no concurso público) da Secretaria da Receita, totalizando 20 horas.

Alternar conteúdo

Em 2014, foram desenvolvidas as seguintes ações de extensão, pelo USJ (Centro Universitário Municipal de São José):

  • Atuação conjunta com outros órgãos da PMSJ na Coordenação Geral do “Fala, São José”;
  • Elaboração do Projeto de Formação dos Gestores Escolares da Região da Grande Florianópolis, em parceria com a SME;
  • Implementação do Moodle, no sistema acadêmico do USJ, permitindo a complementação de aulas, na modalidade virtual.
  • Efetivada a parceria com a Secretaria de Ação Social para implementação do Projeto de Extensão do USJ, o Núcleo de Estudos Sênior – NES/USJ, curso gratuito de extensão universitária, para cidadãos com idade acima de 45 anos. Em 2014, houve a formatura de 26 alunos;
  • Elaboração, em parceria com a Seplan, do “Curso de Qualidade no Atendimento ao Público”, com os módulos de Qualidade de Vida no Trabalho, Qualidade no Atendimento ao Público e Princípios da Administração Pública, do Programa de Desenvolvimento de Competências Gerenciais da PMSJ.

Em 2013, foram desenvolvidas as seguintes ações de extensão, pelo USJ (Centro Universitário Municipal de São José):

  • Estudos preliminares sobre a legalidade de firmar convênios com a Prefeitura (Secretarias, Autarquias e Fundações), objetivando a formação continuada dos servidores públicos e consultoria e recebimento pela prestação dos serviços educacionais realizados, porém, ainda não houve um consenso sobre como procedermos;
  • Elaboração e execução em parceria do “Curso de Atualização em Acolhimento e Humanização” para profissionais da Secretaria Municipal de Saúde;
  • Elaboração do “Projeto de Capacitação e Consultoria para a Secretaria Municipal de Educação de São José”;