Projeto Pesquisa / Iniciação Científica

  • Em 2020, o USJ iniciou o ano ofertando 2 (dois) Projetos de Pesquisa/Iniciação Científica: Revista Científica do USJ, Análise da Capacidade Econômica e Empresarial das Empresas de Base Tecnológica no Município de São José – SC.
  • Então, em março de 2020, devido à Pandemia provocada pelo Coronavírus (Covid-19), e em cumprimento aos diversos decretos governamentais e municipais, que dentre diversas recomendações e exigências, suspenderam as aulas e demais atividades acadêmicas presenciais no Estado de SC, o USJ suspendeu os Projetos de Pesquisa/Iniciação Científica em vigor.
  • Atuando de modo remoto, promoveu as seguintes ações de Pesquisa/Iniciação Científica, e de Inovação:
  • Em maio de 2020, o projeto relacionado à REVISTA ELETRÔNICA DO USJ foi reativada, com a incumbência de lançar, em 17/12/2020, a segunda edição da revista, além de um e-book relatando a história da instituição. Todos esses objetivos foram alcançados.
  • Em agosto de 2020, o USJ criou o NÚCLEO DE PESQUISA DE EDUCAÇÃO ON WEB/USJ, que é um grupo/rede de pesquisa que visa estudar a docência presencial e online, como interface na inovação, na prática pedagógica no Centro Universitário Municipal de São José – USJ. Trata-se de uma ação coordenada, envolvendo alunos, egressos e docentes do USJ, com foco em pesquisas e conhecimentos “Na Rede”. Então, além de reuniões e elaboração de regulamento próprio, o Núcleo promoveu, entre os dias 08, 09 e 10 de setembro/20, o Primeiro Seminário de Educação e Comunicação do USJ, um evento que contou com os seguintes palestrantes e palestras: Prof. Dra. Eliane Schlemmer: “Docência OnLife: ciberespaços”; Dr. Marco Silva: “Formação de Professores para a Docência On-Line”. Além disso, para o evento, obteve-se 17 trabalhos inscritos, sendo 15 aprovados e 02 reprovados. No total, o evento obteve 689 inscritos, sendo que 74% dos inscritos representaram participantes do USJ e aproximadamente 26% sendo externos a Instituição, o que representa 511 frente a 178.
  • Revista Cientifica do USJ: Em julho de 2019, o USJ lança a primeira edição da sua Revista Eletrônica, com 16 artigos recebidos, e 08 publicados. Coordenada pela professora Suzana Zanon, com 05 horas semanais, a revista cientifica do USJ é um periódico eletrônico, semestral, que tem como finalidade acolher e divulgar os trabalhos de pesquisa cientifica dos corpos docente e discente do USJ bem como investigações de alunos/professores pesquisadores de outras instituições a fim de ampliar a cultura da pesquisa na instituição e fornecer novas descobertas à sociedade e à academia. A revista vem ganhando notoriedade dentro da instituição e fora dela, comprovando a importância que possui um veículo de comunicação cientifica para o Centro Universitário
  • Em 29 de agosto de 2019, o USJ e a FUNDESJ inauguraram o Espaço de Criação e Inovação Aplicada do USJ, também conhecido por Espaço Maker do USJ.  Esse espaço, surgiu da necessidade de haver, no USJ, um local que oferecesse condições de estímulo à criatividade e à inovação de alunos e de professores da instituição, contando com um ambiente favorável ao surgimento e ao desenvolvimento de ideias, bem como com equipamentos e ferramentas que servirão de apoio a essa ambientação.  Assim, foram adquiridos equipamentos como óculos de realidade virtual para estimular aulas com o uso de tecnologias diferenciadas, impressora 3D (utilizada para prototipar objetos), cortadora a laser (utilizada para cortar e moldar objetos) e mobiliário flexível e móvel permitindo diversas atividades.
  • Destaca-se também o investimento, ao longo deste ano, na arte/design das publicações. Buscou-se, ao longo do ano, modernizar a linguagem da informação para causar mais impacto no público e dinamizar a informação. Isso tudo fomenta a visão positiva dos munícipes e moradores da região sobre a qualidade de ensino, seriedade e comprometimento com os novos conceitos de inovação em várias áreas profissionais vindos da gestão universitária.
  • Implantação da Plataforma Google For Education – GSuíte para Educação: Coordenado pelo professor Marcelo Eyng, com 05 horas semanais, tem como objetivo implantar a plataforma GSuíte para educação no USJ, para o uso de ferramentas de inovação educacional para que professores e alunos aprendam e inovem juntos. O processo para a plataforma GSuíte educacional do Google foi liberado para o uso, tendo sido realizado todos os procedimentos iniciais de implantação, inclusive sendo realizado o cadastramento da instituição na plataforma, bem como a criação de endereço eletrônico para todos os alunos e professores da instituição. Em novembro/2019, o USJ promoveu a primeira capacitação para todos os docentes do USJ, na Plataforma GSuíte (Google for Education)Toda a comunidade acadêmica do USJ será contemplada com o uso das ferramentas, a partir do semestre 2020/1.
  • Acompanhamento de Egressos: subsídios para a avaliação do USJ – Coordenado pela professora Wanderléa Damásio, com 05 horas semanais, o objetivo principal é apresentar um estudo sobre as atuações profissionais dos egressos do USJ, no município de São José de 2016 a 2018. Com o resultado positivo os professores do USJ foram considerados qualificados e com ótimo desempenho de atuação e o USJ uma instituição de ótimo ou bom e salientam ainda que o USJ foi muito importante para sua formação profissional, principalmente a nível intelectual e cultural, a abertura para mercado e motivação para correr atrás dos seus objetivos. Foram obtidas 195 participações de egressos para a pesquisa. (ANEXO I)
  • Análise Estatística dos Dados Institucionais do USJ – Coordenado pelo professor Hubert Charmone Gesser, com 05 horas semanais, tem como objetivo fornecer suporte ao USJ na análise de dados para posterior geração de informações se conhecimentos em aspectos à educação, finanças e atividades de extensão.
  • Análise da Capacidade Econômica e Empresarial das Empresas de Base Tecnológica no Município de São José – SC: Coordenado pela professora Fabiana Diniz, com 04 horas semanais, esta pesquisa tem como objetivo compreender a capacidade econômica e empresarial das empresas com base tecnológica em São José – SC. Como consideração final acredita-se que com os principais dados das empresas e o plano de ação do ecossistema, será possível projetar de fato as ações do mapeamento do ecossistema de inovação para 2020. Dessa forma é de suma importância a continuidade desse projeto com apoio do USJ, a fim de averiguar o impacto econômico social no município de São José

 

Em 2018, foram desenvolvidas as seguintes ações, pelo USJ:

  • Realizado o Acordo de Cooperação Técnica junto à CAPES/MEC para os Programas de Bolsas para Docentes e Estudantes do Curso de Pedagogia, relativos ao Programa de Residência Pedagógica – PRP/USJ. E ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/USJ. O PRP foi Coordenado pela Professora Dra.Wanderleia Pereira Damásio Maurício e que beneficiou 18 (dezoito) bolsas para alunos, (02) dois Coordenações Institucionais, 18 (dezoito) bolsas para docente orientadores, 3 (três) bolsas para Preceptores (professores em sala de aula). Já o PIBID foi coordenado pela Professora Dra.Simone Ballmann de Campos e ofertado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, que oportunizou mais de 28 (vinte e oito) bolsas de pesquisa aos nossos docentes e discentes de iniciação à docência do Curso Pedagogia. Juntos, estes programas agregaram aproximadamente 450 mil reais para o USJ, em bolsas.
  • Projeto de Análise Estatística dos Dados Institucionais do USJ: Coordenado pelo Professor Hubert Chamone Gesser, este projeto propôs-se a gerar relatórios de avaliações dos professores do USJ, visando identificar padrões de desempenho insatisfatórios, satisfatórios e de excelência. Foram analisados os dados obtidos ao longo de 2018, reagrupados em uma planilha de ranqueamento docente em Microsoft Excel que possibilitaram os cálculos estatísticos, e a consequente elaboração de gráficos e análises estatísticas, encaminhadas à Reitoria como ferramenta de gestão na identificação de potencialidades e fraquezas no desempenho docente.
  • Projeto de Reestruturação e Relançamento da Revista Científica do USJ: Coordenado pela Professora Suzana Raquel Bisognin Zanon, este projeto encontra-se na etapa de chamada de trabalhos para a composição da 1ª edição da Revista, que será lançada em março/2019.

Em 2017, foram desenvolvidas as seguintes ações, pelo USJ:

  • Foi criado o novo Formulário de Disponibilidade de Horários, a ser aplicado ao final de cada semestre letivo, para levantar dados junto aos professores do USJ, para a distribuição de disciplinas para o semestre seguinte;
  • Aplicada a Avaliação Institucional Interna em 2017/1 e 2017/2, por parte da CPA (Comissão Própria de Avaliação), de modo que cada professor seja avaliado por si próprio, pelos seus respectivos alunos e pelos seus respectivos coordenadores de cursos, visando à melhoria da qualidade da ação docente no USJ.
  • Foi realizada uma análise dos dados levantados para o Projeto Prodocência, e realizado o planejamento em conjunto com os acadêmicos e professores dos cursos de Pedagogia e de Ciências da Religião, sobre as atividades, estratégias pedagógicas e o cronograma a ser desenvolvido nas oficinas de inovação pedagógica do projeto.
  • Aplicada a Avaliação Institucional Interna em 2016/1 e 2016/2, por parte da CPA (Comissão Própria de Avaliação), de modo que cada professor seja avaliado por si próprio, pelos seus respectivos alunos e pelos seus respectivos coordenadores de cursos, visando à melhoria da qualidade da ação docente no USJ

Em 2015, foram desenvolvidas as seguintes ações, pelo USJ:

  • Aplicação de estudos e levantamentos para o Programa de Consolidação das Licenciaturas – Prodocência, por meio do  projeto “OFICINAS DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA COM JOGOS E EDUCOMUNICAÇÃO NA ESCOLA”, proposto pelos professores Elisiani Noronha, Roberta Broehring e  Sílvio Weiss, envolvendo os cursos de Ciências da Religião e de Pedagogia.
  • Aplicação da Autoavaliação Institucional conforme as 10 dimensões do SINAES organizadas em eixos, coordenada pela CPA (Comissão Própria de Avaliação) do USJ, tendo em vista à próxima visita do CCE/SC, para regulação da instituição.
  • Aplicada a Avaliação Institucional Interna em 2015/1 e 2015/2, por parte da CPA (Comissão Própria de Avaliação), de modo que cada professor seja avaliado por si próprio, pelos seus respectivos alunos e pelos seus respectivos coordenadores de cursos, visando à melhoria da qualidade da ação docente no USJ
  • Aprovação do Projeto de Lei sobre os salários dos professores de cursos de graduação e de pós-graduação do USJ, no dia 19/04 e sendo sancionada no dia 30/04/2014, sob o nº 5388/2014, pela Prefeita Adeliana Dal Pont, ​e publicada no Diário Oficial do Município​ em 07/05/2014;
  • Aprovação do projeto encaminhado à CAPES (Edital n° 019/2013) para o Programa de Consolidação das Licenciaturas – Prodocência. Este foi o primeiro projeto aprovado e que agregou o valor de  R$ 156.000,00 (DOU 30/06/2014, seção 3,  78), para o USJ. O projeto “OFICINAS DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA COM JOGOS E EDUCOMUNICAÇÃO NA ESCOLA”, foi proposto pelos professores Elisiani Noronha, Roberta Broehring e  Sílvio Weiss, envolvendo os cursos de Ciências da Religião e de Pedagogia.
  • Aplicada a Avaliação Institucional Interna em 2014/1 e 2014/2, por parte da CPA (Comissão Própria de Avaliação), de modo que cada professor seja avaliado por si próprio, pelos seus respectivos alunos e pelos seus respectivos coordenadores de cursos, visando à melhoria da qualidade da ação docente no USJ.
  • Revisão e elaboração de estudo do Plano de Cargos e Salários para o USJ, em cumprimento de uma das obrigações pactuadas junto ao Conselho Estadual de Educação;
  • Realização de estudos para elaboração de minutas contratuais e de revisão das Portarias e Resoluções que vigoram no âmbito do USJ.
  • Aplicada a Avaliação Institucional  Interna, por parte da CPA (Comissão Própria de Avaliação), de modo que cada professor seja avaliado por si próprio, pelos seus respectivos alunos e pelos seus respectivos coordenadores de cursos, visando à melhoria da qualidade da ação docente no USJ