Projeto Pesquisa / Iniciação Científica

                                                        REVISTA CIENTÍFICA DO USJ

  • Em maio de 2021, o USJ publicou a 2ª Edição da Revista Cientifica do USJ, referente a 2020-2, contendo 30 artigos científicos; e em junho de 2021, publicou uma 3ª edição, como Edição Especial 2021-1, contendo 11 artigos científicos referentes ao I Seminário de Educação e Comunicação do USJ, que foi realizado em setembro de 2020. Esta Edição Especial foi ampliada em outubro de 2021, com a inserção de mais 2 (dois) artigos científicos inscritos para o II Seminário de Educação e Comunicação do USJ, que foi cancelado em agosto/21.

 

 

  GRUPO DE PESQUISA EM EMPREENDEDORISMO, INOVAÇÃO E SMART CITIES – GPEISC

  • Em abril de 2021, o USJ criou o GRUPO DE PESQUISA EM EMPREENDEDORISMO, INOVAÇÃO E SMART CITIES – GPEISC , vinculado ao NÚCLEO DE PESQUISA DE EDUCAÇÃO ON WEB/USJ, com o objetivo geral de desenvolver estrutura de promoção da inovação e de transferência de tecnologias de soluções inteligentes para auxiliar no desenvolvimento econômico e de inovação, de São José. Os objetivos específicos do GPEISC, são: pesquisar por editais para captação de recursos voltados à pesquisa a partir de instituições de fomento; construir parcerias ao inserir-se nas redes de inovação; e fortalecer Ensino, Pesquisa e Extensão a partir do grupo de pesquisa na temática.  No decorrer de 2021, as principais atividades executadas, foram:  cadastro da IES na Plataforma de Inovação da Acafe, tendo acesso a inúmeros trabalhos científicos desenvolvidos pelas instituições de ensino vinculadas à plataforma; cadastro do GPEISC junto ao CNPQ; elaboração de processo estruturado de revisão de literatura para selecionar artigos com relevância científica; acompanhamento de lançamento de editais de pesquisa a partir das principais instituições de fomento de Santa Catarina; inscrição em editais de pesquisa; preparação de Eventos Online de Inovação; Análise de artigos científicos inscritos para evento de inovação do USJ (II Seminário de Educação e Comunicação, o qual foi cancelado em agosto/2021).
  • Em 2020, o USJ iniciou o ano ofertando 2 (dois) Projetos de Pesquisa/Iniciação Científica: Revista Científica do USJ, Análise da Capacidade Econômica e Empresarial das Empresas de Base Tecnológica no Município de São José – SC.
  • Então, em março de 2020, devido à Pandemia provocada pelo Coronavírus (Covid-19), e em cumprimento aos diversos decretos governamentais e municipais, que dentre diversas recomendações e exigências, suspenderam as aulas e demais atividades acadêmicas presenciais no Estado de SC, o USJ suspendeu os Projetos de Pesquisa/Iniciação Científica em vigor.
  • Atuando de modo remoto, promoveu as seguintes ações de Pesquisa/Iniciação Científica, e de Inovação:
  • Em maio de 2020, a REVISTA ELETRÔNICA DO USJ foi reativada, com a incumbência de lançar a segunda edição da revista, além de uma edição especial sobre os artigos científicos que foram inscritos no I Seminário de Educação e Comunicação do USJ. Todos estes objetivos foram alcançados.
  • Em agosto de 2020, o USJ criou o NÚCLEO DE PESQUISA DE EDUCAÇÃO ON WEB/USJ, que é um grupo/rede de pesquisa que visa estudar a docência presencial e online, como interface na inovação, na prática pedagógica no Centro Universitário Municipal de São José – USJ. Trata-se de uma ação coordenada, envolvendo alunos, egressos e docentes do USJ, com foco em pesquisas e conhecimentos “Na Rede”. Então, além de reuniões e elaboração de regulamento próprio, o Núcleo promoveu, entre os dias 08, 09 e 10 de setembro/20, o Primeiro Seminário de Educação e Comunicação do USJ, um evento que contou com os seguintes palestrantes e palestras: Prof. Dra. Eliane Schlemmer: “Docência OnLife: ciberespaços”; Dr. Marco Silva: “Formação de Professores para a Docência On-Line”. Além disso, para o evento, obteve-se 17 trabalhos inscritos, sendo 15 aprovados e 02 reprovados. No total, o evento obteve 689 inscritos, sendo que 74% dos inscritos representaram participantes do USJ e aproximadamente 26% sendo externos a Instituição, o que representa 511 frente a 178.
  • Revista Cientifica do USJ: Em julho de 2019, o USJ lança a primeira edição da sua Revista Eletrônica, com 16 artigos recebidos, e 08 publicados. Coordenada pela professora Suzana Zanon, com 05 horas semanais, a revista cientifica do USJ é um periódico eletrônico, semestral, que tem como finalidade acolher e divulgar os trabalhos de pesquisa cientifica dos corpos docente e discente do USJ bem como investigações de alunos/professores pesquisadores de outras instituições a fim de ampliar a cultura da pesquisa na instituição e fornecer novas descobertas à sociedade e à academia. A revista vem ganhando notoriedade dentro da instituição e fora dela, comprovando a importância que possui um veículo de comunicação cientifica para o Centro Universitário
  • Em 29 de agosto de 2019, o USJ e a FUNDESJ inauguraram o Espaço de Criação e Inovação Aplicada do USJ, também conhecido por Espaço Maker do USJ.  Esse espaço, surgiu da necessidade de haver, no USJ, um local que oferecesse condições de estímulo à criatividade e à inovação de alunos e de professores da instituição, contando com um ambiente favorável ao surgimento e ao desenvolvimento de ideias, bem como com equipamentos e ferramentas que servirão de apoio a essa ambientação.  Assim, foram adquiridos equipamentos como óculos de realidade virtual para estimular aulas com o uso de tecnologias diferenciadas, impressora 3D (utilizada para prototipar objetos), cortadora a laser (utilizada para cortar e moldar objetos) e mobiliário flexível e móvel permitindo diversas atividades.
  • Destaca-se também o investimento, ao longo deste ano, na arte/design das publicações. Buscou-se, ao longo do ano, modernizar a linguagem da informação para causar mais impacto no público e dinamizar a informação. Isso tudo fomenta a visão positiva dos munícipes e moradores da região sobre a qualidade de ensino, seriedade e comprometimento com os novos conceitos de inovação em várias áreas profissionais vindos da gestão universitária.
  • Implantação da Plataforma Google For Education – GSuíte para Educação: Coordenado pelo professor Marcelo Eyng, com 05 horas semanais, tem como objetivo implantar a plataforma GSuíte para educação no USJ, para o uso de ferramentas de inovação educacional para que professores e alunos aprendam e inovem juntos. O processo para a plataforma GSuíte educacional do Google foi liberado para o uso, tendo sido realizado todos os procedimentos iniciais de implantação, inclusive sendo realizado o cadastramento da instituição na plataforma, bem como a criação de endereço eletrônico para todos os alunos e professores da instituição. Em novembro/2019, o USJ promoveu a primeira capacitação para todos os docentes do USJ, na Plataforma GSuíte (Google for Education)Toda a comunidade acadêmica do USJ será contemplada com o uso das ferramentas, a partir do semestre 2020/1.
  • Acompanhamento de Egressos: subsídios para a avaliação do USJ – Coordenado pela professora Wanderléa Damásio, com 05 horas semanais, o objetivo principal é apresentar um estudo sobre as atuações profissionais dos egressos do USJ, no município de São José de 2016 a 2018. Com o resultado positivo os professores do USJ foram considerados qualificados e com ótimo desempenho de atuação e o USJ uma instituição de ótimo ou bom e salientam ainda que o USJ foi muito importante para sua formação profissional, principalmente a nível intelectual e cultural, a abertura para mercado e motivação para correr atrás dos seus objetivos. Foram obtidas 195 participações de egressos para a pesquisa. (ANEXO I)
  • Análise Estatística dos Dados Institucionais do USJ – Coordenado pelo professor Hubert Charmone Gesser, com 05 horas semanais, tem como objetivo fornecer suporte ao USJ na análise de dados para posterior geração de informações se conhecimentos em aspectos à educação, finanças e atividades de extensão.
  • Análise da Capacidade Econômica e Empresarial das Empresas de Base Tecnológica no Município de São José – SC: Coordenado pela professora Fabiana Diniz, com 04 horas semanais, esta pesquisa tem como objetivo compreender a capacidade econômica e empresarial das empresas com base tecnológica em São José – SC. Como consideração final acredita-se que com os principais dados das empresas e o plano de ação do ecossistema, será possível projetar de fato as ações do mapeamento do ecossistema de inovação para 2020. Dessa forma é de suma importância a continuidade desse projeto com apoio do USJ, a fim de averiguar o impacto econômico social no município de São José

 

Em 2018, foram desenvolvidas as seguintes ações, pelo USJ:

  • Realizado o Acordo de Cooperação Técnica junto à CAPES/MEC para os Programas de Bolsas para Docentes e Estudantes do Curso de Pedagogia, relativos ao Programa de Residência Pedagógica – PRP/USJ. E ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/USJ. O PRP foi Coordenado pela Professora Dra.Wanderleia Pereira Damásio Maurício e que beneficiou 18 (dezoito) bolsas para alunos, (02) dois Coordenações Institucionais, 18 (dezoito) bolsas para docente orientadores, 3 (três) bolsas para Preceptores (professores em sala de aula). Já o PIBID foi coordenado pela Professora Dra.Simone Ballmann de Campos e ofertado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, que oportunizou mais de 28 (vinte e oito) bolsas de pesquisa aos nossos docentes e discentes de iniciação à docência do Curso Pedagogia. Juntos, estes programas agregaram aproximadamente 450 mil reais para o USJ, em bolsas.
  • Projeto de Análise Estatística dos Dados Institucionais do USJ: Coordenado pelo Professor Hubert Chamone Gesser, este projeto propôs-se a gerar relatórios de avaliações dos professores do USJ, visando identificar padrões de desempenho insatisfatórios, satisfatórios e de excelência. Foram analisados os dados obtidos ao longo de 2018, reagrupados em uma planilha de ranqueamento docente em Microsoft Excel que possibilitaram os cálculos estatísticos, e a consequente elaboração de gráficos e análises estatísticas, encaminhadas à Reitoria como ferramenta de gestão na identificação de potencialidades e fraquezas no desempenho docente.
  • Projeto de Reestruturação e Relançamento da Revista Científica do USJ: Coordenado pela Professora Suzana Raquel Bisognin Zanon, este projeto encontra-se na etapa de chamada de trabalhos para a composição da 1ª edição da Revista, que será lançada em março/2019.

Em 2017, foram desenvolvidas as seguintes ações, pelo USJ:

  • Foi criado o novo Formulário de Disponibilidade de Horários, a ser aplicado ao final de cada semestre letivo, para levantar dados junto aos professores do USJ, para a distribuição de disciplinas para o semestre seguinte;
  • Aplicada a Avaliação Institucional Interna em 2017/1 e 2017/2, por parte da CPA (Comissão Própria de Avaliação), de modo que cada professor seja avaliado por si próprio, pelos seus respectivos alunos e pelos seus respectivos coordenadores de cursos, visando à melhoria da qualidade da ação docente no USJ.
  • Foi realizada uma análise dos dados levantados para o Projeto Prodocência, e realizado o planejamento em conjunto com os acadêmicos e professores dos cursos de Pedagogia e de Ciências da Religião, sobre as atividades, estratégias pedagógicas e o cronograma a ser desenvolvido nas oficinas de inovação pedagógica do projeto.
  • Aplicada a Avaliação Institucional Interna em 2016/1 e 2016/2, por parte da CPA (Comissão Própria de Avaliação), de modo que cada professor seja avaliado por si próprio, pelos seus respectivos alunos e pelos seus respectivos coordenadores de cursos, visando à melhoria da qualidade da ação docente no USJ

Em 2015, foram desenvolvidas as seguintes ações, pelo USJ:

  • Aplicação de estudos e levantamentos para o Programa de Consolidação das Licenciaturas – Prodocência, por meio do  projeto “OFICINAS DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA COM JOGOS E EDUCOMUNICAÇÃO NA ESCOLA”, proposto pelos professores Elisiani Noronha, Roberta Broehring e  Sílvio Weiss, envolvendo os cursos de Ciências da Religião e de Pedagogia.
  • Aplicação da Autoavaliação Institucional conforme as 10 dimensões do SINAES organizadas em eixos, coordenada pela CPA (Comissão Própria de Avaliação) do USJ, tendo em vista à próxima visita do CCE/SC, para regulação da instituição.
  • Aplicada a Avaliação Institucional Interna em 2015/1 e 2015/2, por parte da CPA (Comissão Própria de Avaliação), de modo que cada professor seja avaliado por si próprio, pelos seus respectivos alunos e pelos seus respectivos coordenadores de cursos, visando à melhoria da qualidade da ação docente no USJ
  • Aprovação do Projeto de Lei sobre os salários dos professores de cursos de graduação e de pós-graduação do USJ, no dia 19/04 e sendo sancionada no dia 30/04/2014, sob o nº 5388/2014, pela Prefeita Adeliana Dal Pont, ​e publicada no Diário Oficial do Município​ em 07/05/2014;
  • Aprovação do projeto encaminhado à CAPES (Edital n° 019/2013) para o Programa de Consolidação das Licenciaturas – Prodocência. Este foi o primeiro projeto aprovado e que agregou o valor de  R$ 156.000,00 (DOU 30/06/2014, seção 3,  78), para o USJ. O projeto “OFICINAS DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA COM JOGOS E EDUCOMUNICAÇÃO NA ESCOLA”, foi proposto pelos professores Elisiani Noronha, Roberta Broehring e  Sílvio Weiss, envolvendo os cursos de Ciências da Religião e de Pedagogia.
  • Aplicada a Avaliação Institucional Interna em 2014/1 e 2014/2, por parte da CPA (Comissão Própria de Avaliação), de modo que cada professor seja avaliado por si próprio, pelos seus respectivos alunos e pelos seus respectivos coordenadores de cursos, visando à melhoria da qualidade da ação docente no USJ.
  • Revisão e elaboração de estudo do Plano de Cargos e Salários para o USJ, em cumprimento de uma das obrigações pactuadas junto ao Conselho Estadual de Educação;
  • Realização de estudos para elaboração de minutas contratuais e de revisão das Portarias e Resoluções que vigoram no âmbito do USJ.
  • Aplicada a Avaliação Institucional  Interna, por parte da CPA (Comissão Própria de Avaliação), de modo que cada professor seja avaliado por si próprio, pelos seus respectivos alunos e pelos seus respectivos coordenadores de cursos, visando à melhoria da qualidade da ação docente no USJ
سایت شرط بندی بازی انفجار با ضرایب بالا بهترین سایت پیش بینی فوتبال آموزش شرط بندی فوتبال سایت شرط بندی حضرات ریچ بت گاد بت سایت نیلی افشار سایت هات بت دنیا جهانبخت در شهروند بت آدرس سایت لایو بت در شهروند بت آدرس سایت تاینی بت در شهروند بت آدرس سایت یلماست بت در شهروند بت سایت ای بی تی 90 در شهروند بت پابلو بت در شهروند بت سایت هیس بت مهراد جمح ولف بت میلاد حاتمی در شهروند بت بازی انفجار چیست در شهروند بت آموزش بازی انفجار آدرس سایت شرط بندی حضرات بت پویان مختاری سایت شرط بندی هات بت دنیا جهانبخت سایت بازی انفجار تاینی بت هیس بت سایت شرط بندی سایت شرط بندی یلماس بت ندا یاسی سایت شرط بندی سیب بت سایت جت بت سایت abt90 ساشا سبحانی سایت شرط بندی لایو بت آموزش بازی انفجار آموزش هک بازی انفجار الگوریتم بازی انفجار بهترین سایت بازی انفجار آنلاین دانلود اپلیکیشن بازی انفجار شرط بندی ترفندهای برد بازی انفجار روبات تشخیص ضریب بازی انفجار آموزش برنده شدن در بازی انفجار آدرس سایت بت هیس بت سایت مهراد جم جت بت سایت میلاد حاتمی آدرس سایت تاینی بت آدرس سایت لایو بت داوود هزینه آدرس سایت حضرات پویان مختاری آموزش حرفه ای بازی انفجار آموزش بازی حکم در پرشین بت آموزش پیش بینی فوتبال در پرشین بت بهترین سایت های شرط بندی ایرانی آموزش بازی انفجار تاینی هلپ آموزش بازی انفجار سایت هیوا نیوز اخبار سلبریتی ها تاینی نیوز google bahis online bahis siteleri casino FaceBook twitter آدرس جدید سایت بت فوروارد فارسی آدرس جدید سایت سیب بت بیوگرافی دنیا جهانبخت آموزش بازی انفجار آنلاین برای بردن سایت شرط بندی حضرات پویان مختاری سایت ای بی تی 90 ساشا سبحانی سایت پیش بینی فوتبال پرشین بت آموزش قوانین بازی پوکر آنلاین شرطی خیانت پویان مختاری به نیلی افشار سایت لایو بت داوود هزینه سایت پابلو بت علیشمس سایت تاک تیک بت سایت شرط بندی حضرات بت اپلیکیشن بت فوروارد دنیا جهانبخت کیست سایت شرط بندی هات بت دنیا جهانبخت سایت گاد بت نیلی افشار سایت شرط بندی فوتبال معتبر سایت شرط بندی فوتبال معتبر Pablobet