A 1ª fase do Curso de Pedagogia apresentou nos dias 18 e 19 de junho o Seminário Integrado da nova Matriz Curricular
23 de junho de 2015
No dia 22 de junho aconteceu a palestra “Relato de Experiência: Política na educação de surdos/as em Santa Catarina”
24 de junho de 2015

Reitora, Superintendente e Pesquisadora Institucional do USJ vão à Brasília em busca de novas parcerias

FOTO 1

Nos dias 09, 10 e 11 de junho, as profas. Elisiani Noronha (Reitora – USJ), Ana Cristina Hoffmann (Superintendente – FUNDESJ) e Maria Solange Borges (Pesquisadora Institucional – USJ) foram a Brasília (DF) participar do Seminário ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e de uma significativa agenda junto ao Ministério da Educação.

O Seminário foi uma grande oportunidade para o esclarecimento de dúvidas referentes ao Exame, além disso, fortalecer o diálogo com o Inep e contribuir para o aprimoramento do processo de realização do ENADE 2015. No USJ, serão avaliados, neste ano, os estudantes dos cursos que conferem diploma de bacharel em Administração e Ciências Contábeis.

Logo após ao término do Seminário, as professoras se reuniram com a Diretora de Avaliação da Educação Superior, profa. Claudia Maffini Griboski, que reforçou a importância do ENADE como instrumento de avalição, tanto que junto com a Avaliação Institucional e com a Avaliação de Curso in loco, compõem os indicares de qualidade da educação superior brasileira.

No dia 11, a agenda das professoras junto ao Ministério da Educação e Cultura (MEC) foi extensa. Primeiramente participaram de uma audiência com Secretário Paulo Gabriel Soledade Nacif da SECADI (Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão), que colocou sua equipe à disposição do USJ, para realização de parcerias. O Secretário comprometeu-se, ainda, em vir a Santa Catarina para conhecer in loco a realidade de um Centro Universitário Municipal, cuja ideia apoia e estimula, encorajando iniciativas desse porte no país, as quais deveriam receber suporte econômico-financeiro federal.

Foto 2

Ainda na SECADI, foram recebidas pelas Diretoras Martinha Clarete Dutra dos Santos (Inclusão) e Claudia Pereira Dutra (Políticas de Direitos humanos e Cidadania), com as quais conversaram sobre a possibilidade de ofertarem cursos e programas coordenados por aquela Secretaria ao USJ, além de conseguirem diversos materiais impressos e livros para serem disponibilizados à biblioteca do Centro Universitário.

FOTO 3

Depois foram à SERES (Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior) buscar maiores informações e orientações sobre o Sistema Regulatório de Instituições de Ensino Superior. Essa visita, no entanto mostrou-se infrutífera, pois a SERES somente atende Instituições reguladas diretamente pelo MEC, sendo que o USJ é regulado pelo Conselho Estadual de Educação.

Para encerrar a visita ao MEC, foram recebidas pelo prof. Dilvo Ristoff (Diretor de Políticas e Programas de Graduação da Secretaria de Educação Superior), o qual sinalizou que o USJ poderá participar efetivamente dos Editais de Formação de Professores (Licenciaturas), considerando a carência de professores habilitados e a demanda que vem aumentando nos últimos anos. Tal sugestão inclusive, atenderá uma das Metas do Plano Nacional de Educação. Por fim ressaltou que a tendência no futuro próximo é se investir em parcerias público-público.

FOTO 4 - DILVO

Créditos: USJ