Aniversário de 15 anos do USJ no portal de São José!
13 de agosto de 2020

UM INÍCIO DE SEMESTRE LETIVO BASTANTE DIFERENCIADO!

Na segunda-feira desta semana (17/8), o Centro Universitário Municipal de São José – USJ iniciou mais um semestre letivo. Tradicionalmente, ofertamos uma aula magna para os calouros, no primeiro dia de aula, e a partir daí, seguíamos com as aulas presenciais em sala de aula.Entretanto, estamos vivenciando um “novo normal” no Brasil e no mundo, em decorrência da pandemia provocada pelo coronavírus, e essa ocorrência tem instigado a adoção de novas medidas, e estimulado a inovação por parte de todos nós.Diante desta circunstância, o USJ inovou, ofertando 3 (três) aulas de recepção para os calouros, por intermédio do GMeet, da seguinte forma:No dia 17 de agosto/20, às 18h30, o Reitor do USJ, Professor Renato Brittes, e a Superintendente da Fundação Educacional de São José (FUNDESJ), Professora Ana Cristina Oliveira da Silva Hoffmann, recepcionaram os calouros deste semestre com uma fala de boas-vindas e de apresentação de ambas as instituições – USJ e FUNDESJ.

Em seguida, às 19h30, iniciou-se uma Aula Magna conduzida pelo Professor Dr. João Paulo Bittencourt (coordenador dos programas de MBA e de Gestão no Hospital Israelita Albert Einstein/SP), intitulada “Educação e Transformação de Vidas: aproveitando oportunidades para realizar sonhos”.No dia 18 de agosto/20, às 18h30, ofertamos um momento mais prático aos nossos calouros, por meio de uma apresentação demonstrativa, apesar de virtual, sobre o acesso ao site, realizada pelo Reitor Professor Renato Brittes; e ao Sistema Acadêmico do USJ, realizada pela Assessora de Graduação, Professora Ceoli Maria de Melo Rodrigues.

Na sequência, às 19h, o Professor Marcelo Eyng apresentou as características e funcionalidades do Classroom, como entrar na sala e participar da aula, e da Plataforma Google for Education, implementada pelo USJ desde outubro de 2020. Finalmente, no dia 19 de agosto/20, às 18h30, os calouros tiveram a oportunidade de contatar diretamente os seus respectivos coordenadores de curso. Cada coordenador de Curso reuniu-se com os seus calouros, em salas virtuais distintas, para apresentar o respectivo curso, desde o seu histórico, até às ementas das disciplinas, formas de avaliação e controle de frequência.

Além da presença virtual dos nossos calouros, estes eventos também foram prestigiados com todos os membros da reitoria, e com todos os docentes das primeiras fases dos cursos de graduação do USJ. Os tempos atuais são difíceis e tem provocado grandes dificuldades, mas o USJ tem se mostrado capaz de superar-se, a cada adversidade! Estamos otimistas quanto aos resultados que serão obtidos no decorrer deste semestre! Vamos inventar, juntos, novas formas de caminhar na direção de um sonho, fazendo desse percurso, um aprendizado para a nossa vida. E que conheçamos, juntos, belas versões de nós mesmos!