USJ comemora 10 anos
7 de agosto de 2015
Professor do USJ tem trabalho aprovado em evento acadêmico na Argentina
12 de agosto de 2015

Confira na íntegra a notícia dos 10 anos de USJ no site da Prefeitura de São José

 USJ 10 anos: Comunidade acadêmica comemora os avanços da instituição

A comunidade acadêmica se reuniu no dia 6 de agosto para comemorar os 10 anos da instituição com o corte do bolo

A comunidade acadêmica se reuniu no dia 6 de agosto para comemorar os 10 anos da instituição com o corte do bolo

O Centro Universitário Municipal (USJ) completou 10 anos. A comemoração dos professores, dirigentes, alunos e comunidade, no dia 6 de agosto, demonstrou a importância que a instituição ganhou nos últimos anos. Atualmente com mais de 1,3 mil acadêmicos distribuídos em cinco cursos de graduação e dois cursos de pós-graduação, a instituição é o primeiro Centro Universitário mantido integralmente com verbas municipais.

A reitora Elisiani Noronha recorda que o USJ passou por momentos muito delicados. O recredenciamento da Instituição, no ano de 2012, foi um deles, já que a instituição não apresentou os requisitos que constavam no instrumento de avaliação. “Por este motivo, os anos de 2013, 2014 e até maio de 2015, foram de trabalho intenso para colocar a casa em ordem, tanto no seu aspecto acadêmico, como no pedagógico e administrativo”, reforçou.

Durante a crimônia, a reitora Elisiani Noronha destacou os avanços do Centro Universitário nos últimos anos

O coordenador do Curso de Ciências Contábeis, professor Renato Brittes, acredita que nesses dez anos, o USJ vem formando alunos generalistas e empreendedores para a contribuição do crescimento de São José. “Digo isto porque o número elevado de egressos que se encontram num lugar privilegiado no mercado, traz a certeza em cada final do semestre, de que os objetivos do curso, estão sendo alcançados”, justificou, ao destacar que a instituição atua comprometida com o contexto social, político e econômico do município.

Marjhorie de Azevedo é egressa do curso de Pedagogia. “Venho de uma família simples e cursar o ensino superior era um sonho muito distante. Minha situação financeira não permitia pagar pelos meus estudos, o USJ surgiu como uma luz no fim do túnel”, afirma, ela que atualmente é estudante da pós-graduação. E completa: “O USJ conta com um excelente corpo docente e mesmo sem uma estrutura pensada exclusivamente para o ensino na universidade, proporciona um ensino de qualidade”.

Os alunos se reuniram no pátio interno da instituição para prestigiar o evento

Há sete anos como professora, a maior alegria de Roberta Schnorr Buehring é ver seus alunos atuando no mercado de trabalho. “Posso dizer que o papel social dessa instituição está se cumprindo: as provas em larga escala (ENADE) comprovam a qualidade dos nossos acadêmicos e eles estão educando as crianças do nosso município”, considerou, ao destacar que sente orgulho de fazer parte desta caminhada.

Neste sentido, também, Elisiani assinala que a atual gestão do USJ é formada por uma equipe pedagógica composta por docentes comprometidos e qualificados. “Em aproximadamente dois anos, muito foi feito por nossa equipe”, garantiu. Além da manutenção do status de Centro Universitário, ela destaca outras conquistas: implantação do Sistema Acadêmico e de Serviço de Orientação ao Acadêmico (SOA); oferta de novos cursos; criação do Núcleo de Estudos Sênior (NES); implantação do novo portal; e eleição direta para coordenador de cursos e reitoria.

Até o final de agosto, outras atividades estão programadas

Valorização do corpo docente   

Um estudo para o novo Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos docentes e funcionários do USJ foi realizado. “Para efetivação, estamos apenas aguardando o deferimento da Secretaria de Finanças, a qual depende de parecer do Tribunal de Contas”, esclarece Elisiani. Para ela, a aprovação da Lei nº 5388/2014, teve como benefício principal resolver questões que comprometiam o andamento do USJ de forma direta, como por exemplo: progressão mestre-doutor, ampliação de carga horária do professor efetivo, ampliação da permanência do professor substituto e a regulamentação da remuneração do professor de pós-graduação.

Programação

06 a 31 de agosto – Empreendedorismo Social Discente (no portal da USJ)

10 a 31 de agosto – Mostra fotográfica (no portal da USJ)

29 de agosto – Torneio de Futsal e Voleibol (das 8 às 20 horas)

11/08

Créditos: PMSJ

Os comentários estão encerrados.