USJ e Polícia Militar firmam parceria
Acadêmicos da 1ª fase de Contábeis do USJ visitam CRC/SC
21 de setembro de 2017

USJ promove o seu primeiro ¨Setembro Azul, Orgulho Surdo

No dia 12 de setembro, com o objetivo de promover a inclusão e acessibilidade do cidadão SURDO,o Centro Universitário Municipal de São José (USJ), realizou o seu primeiro ” Setembro Azul USJ, orgulho SURDO”. O evento foi realizado no Auditório do Colégio Municipal Maria Luiza de Melo.

O evento homenageou pessoas que atuam na causa da acessibilidade e inclusão social da comunidade surda, e além disso teve um ciclo de Ciclo de Palestras abordando os temas: “Políticas Públicas voltadas a comunidade surda”, ministrada pela Vereadora Cristina de Sousa, Vice-Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoas com Deficiência, da Câmara Municipal de São José -SC; “Trajetória dos Surdos: da escola à vida acadêmica”, palestrante Profª. Me. Narla Yatim e “SURDOS. Quem realmente somos!”, pelo Prof. Rui Zuzza .

O acontecimento contou com a presença da Secretária Municipal de Assistência Social, Rose Bartucheski, representando o Gabinete da Prefeita Adeliana Dal Pont, Vereadora Aline da Silva Castro, integrante da Comissão Municipal em São José de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, participação tanto dos acadêmicos do USJ quanto  do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Campus Palhoça Bilíngue, além de convidados e simpatizantes pelo assunto do evento.

A criação do Setembro Azul surgiu a partir das datas que marcam as conquistas da Comunidade Surda no Brasil, sendo o dia 26 de Setembro a data oficial. Durante o mês de setembro, são realizadas atividades que reforçam a importância da educação bilíngue nas escolas e inserção do surdo na sociedade, como cidadão ativo, capaz e produtivo com direitos e deveres garantidos na Legislação Nacional.

Parabenizamos o Coordenador do evento João Neto (Intérprete de Libras do USJ) pela iniciativa e sucesso do evento.

surdo