CPA - COMISSÃO PROPIA DE AVALIAÇÃO
Apresentação

Criado por determinação do Art.11 da Lei Nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) é um órgão autônomo e responsável pela condução do processo de avaliação institucional no USJ.

Importância

Contribuir com a gestão acadêmica e administrativa , através do processo de avaliação. Tornou-se obrigatória em todas as IES  pela Lei de SINAES.

Período

Jun de 2014 à 2017

Objetivo

Consolidar uma sistemática de avaliação continua permitindo o constante reordenamento das ações do USJ e sua articulação com a sociedade civil.

Segundo o Programa de avaliação Interna, a CPA conduzirá  a:

  1. AUTOAVALIAÇÃO- suporte para avaliação externa ( trienal), e
  2. Avaliação Interna – semestralmente
  3. Acompanhamento do desempenho ENADE e avaliação de cursos do USJ
Trabalhos Desenvolvidos
  • Elaboração do programa de Avaliação Interna da CPA
  • Elaboração do Regimento Interno
  • Relatório de autoavaliação- 2012
  • Questionário socioeconomico 2012/2013/2014/2015
  • Relatórios de avaliações internas semestralmente
  • Acompanhamento dos Termos de Saneamentos solicitados pelo CEE SC que culminaram com as mesmas pontuações realizadas pela CPA
Proposta
  • Conhecer o processo da docência/coordenação;
  • Possibilitar a autoavaliação dos envolvidos;
  • Identificar os problemas com a infraestrutura;
  • Proporcionar maior adequação ao trabalho;
  • Fornecer indicadores para o Planejamento Estratégico da Instituição;
  • Subsidiar o programa de capacitação e aperfeiçoamento;
  • Criar uma cultura de avaliação.

 

CPA_2014

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Apresentação

A avaliação institucional é fundamental para contribuir com a gestão acadêmica e a administrativa das Instituições de Ensino Superior, uma vez que suas ações sevem de apoio para o planejamento e efetivação de ensino de qualidade dentro dos padrões estabelecidos pelo MEC.

Relatório Parcial da AVALIAÇÃO INTERNA 2016-1

Prezados (as)

Agradecemos sua participação na AVALIAÇÃO INTERNA 2016-1­, e os(as) convidamos a acessarem os resultados disponibilizados.

Os relatórios completos foram encaminhados aos coordenadores contendo os resultados referentes a ação docente e da turma nas disciplinas realizadas pelos discentes para as devidas considerações.

Ficou ao encargo do coordenador observar a avaliação individual do docente, que leciona em seu curso, e encaminhá-­la para que ele tome conhecimento com observações que acharem necessárias.

Atenciosamente,

Comissão Própria de Avaliação CPA


Relatório Parcial da AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

Em cumprimento a legislação do SINAES, em abril de 2015, iniciamos mais um processo de Autoavaliação institucional no USJ, referente ao período 2012 a 2014.

Organizamos o instrumento para coleta dos dados com base na Portaria do MEC nº 92 de 31 de janeiro de 2014 que aprovou os indicadores de Avaliação Institucional Externa.

Toda a comunidade acadêmica foi convidada a participar desse movimento preenchendo o instrumento que estava disponível no sistema acadêmico.

Nas orientações para preenchimento, foi destacado o valor das alternativas de resposta, na escala de 1a 5, de acordo com a percepção dos participantes. Sendo:

1. Quando o indicador avaliado configura um conceito NÃO SEI, NÃO TENHO CONHECIMENTO, NÃO POSSO OPINIAR, NÃO EXISTE(M), NÃO SE APLICA.

2. Quando o indicador avaliado configura um conceito INSUFICIENTE;

3. Quando o indicador avaliado configura um conceito SUFICIENTE;

4. Quando o indicador avaliado configura um conceito MUITO BOM/MUITO BOA/MUITO BEM;

5. Quando o indicador avaliado configura um conceito EXCELENTE.

O Relatório da Autoavaliação, elaborado de acordo com a NOTA TÉCNICA INEP/DAES/CONAES No 065 de outubro de 2014, foi protocolado no CEE/SC no mês de junho, juntamente com a documentação de solicitação de recredenciamento do USJ.

Obrigada por sua participação.!!!!!

Autoavaliação Técnicos 2015-1
Presidente

Profª Ma Maria Solange Coelho Borges

Contato: cpa@usj.edu.br

Gestão jun/2014 à 2017

Representantes docentes

Prof. Dra. Izabel Cristina Feijó de Andrade – Representante docente titular

Prof. Ma. Taís Baungartem Carvalho – Representante docente titular

Profª Me. Lissandro Wilhelm – Representante docente – 1º suplente

Profª Dr. Ivan Ludgero Ivanqui – Representante docente – 2º suplente

Gestão jun/2014 à 2017

Representantes técnico administrativo

Deborah Medeiros – Representante técnico administrativo titular

Noeci dos Santos – Representante técnico administrativo titular

Marcio Cristiano Luz – Representante técnico administrativo – 1º suplente

Cristina Espírito Santo – Representante técnico administrativo – 2º suplente

 

Gestão jun/2014 à 2017

Representantes discentes

André Will Rossoni – Representante discente titular

Maiara de Oliveira Garcia – Representante discente

Manoela Lauss Ferreira – Representante discente – 1º suplente

Charlene Souza Chiella – Representante discente – 1º suplente

 

Gestão jun/2014 à 2017

Representante sociedade civil

Bruna Natal Silveira – Representante sociedade civil titular

Daniel de Souza Barreto – Representante sociedade civil suplente

 

Gestão jun/2014 à 2017

Representante egressos

Thiago Rangel Goulart – Representante egressos

 

Gestão jun/2014 à 2017

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I – Elaborar e executar o projeto da auto avaliação do USJ.

II – Conduzir o processo de auto avaliação do USJ e encaminhar parecer para as tomadas de decisões.

III – Sistematizar e analisar as informações do processo de auto avaliação do USJ.

IV – Sensibilizar e estimular a participação da comunidade acadêmica no processo de avaliação institucional.

V – Implantar uma cultura de avaliação pautada em processo reflexivo e continuado.

VI – Desenvolver estudos e análises, visando o fornecimento de subsídios para a fixação, aperfeiçoamento e modificação da política da avaliação institucional da USJ.

VII – Propor projetos, programas e ações que proporcionem a melhoria do processo de avaliação e desenvolvimento institucional.

VIII – Prestar informações solicitadas pelo INEP e elaborar relatórios.