Docente dos cursos de Pedagogia e Ciências da Religião obteve parecer favorável para publicação de artigo em periódico nacional
25 de junho de 2015
Formanda do curso de Pedagogia Wanessa Matos Vieira é aprovada em mestrado da UDESC
29 de junho de 2015

Viagem ao Instituto Paulo Freire – São Paulo (17, 18, 19 e 20 de junho)

viagem instituto paulo freireDia 17 de junho de 2015, acadêmicos do Curso de Pedagogia da 5ª, 6ª, 7ª e 8ª fases e os professores Wanderléa Pereira Damásio Maurício, Odimar Lorenset e a Professora Silvani de Souza participaram de uma Viagem de Estudos ao Instituto Paulo Freire.

O Instituto Paulo Freire (IPF) se dedica a preservar e divulgar a memória e o legado de Paulo Freire. Possui caráter público e de livre acesso, onde é possível ter contato com textos, imagens, áudios e vídeos relacionados ao educador e também com alguns de seus objetos pessoais. Lá tiveram uma palestra com Lutgardes Costa Freire, filho de Paulo Freire e com a professora Dra. Sônia Couto. Os acadêmicos realizaram questionamentos sobre os métodos, histórias e eventos de Paulo Freire. Foi um momento privilegiado que reportaram acadêmicos e professores a refletir sobre a prática pedagógica na educação, principalmente de jovens e adultos.

Após os estudos, foram conhecer a biblioteca de Paulo Freire, os trabalhos, obras e materiais que foram utilizados pelo mesmo.

Além do Instituto Paulo Freire, acadêmicos e professores conheceram, também, o Mercado Público Municipal de São Paulo, o Museu da Língua Portuguesa, a Pinacoteca, Museu Afro Brasil e o Memorial da América Latina .

O estudo de campo é de fundamental importância no aprendizado para o Curso de Pedagogia.

É no campo que o acadêmico poderá perceber e apreender os vários aspectos que envolvem o seu estudo.  Acredita-se que por meio deste trabalho, além de vivenciarem novos olhares, os mesmos possibilitaram ampliarem seus conhecimentos na prática educativa.

viagem instituto paulo freire2 viagem instituto paulo freire3

Instituto Paulo Freire

viagem instituto paulo freire4 viagem instituto paulo freire5

Palestra proferida pela profª Sheila Ceccon no Instituto Paulo Freire